São Paulo, quarta-feira, 19 de julho de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TELEVISÃO
Eurochannel põe no ar diversidade européia

DA REPORTAGEM LOCAL

O Eurochannel oferece a partir de hoje um painel diversificado da cinematografia européia. A atração do dia é o clássico "Rocco e Seus Irmãos" de Luchino Visconti (leia texto abaixo).
Amanhã, às 22h, o canal exibe outra obra-prima do cinema italiano, "A Noite de São Lourenço". Realizado pelos irmãos Paolo e Vittorio Taviani, o filme, vencedor do Grande Prêmio do Júri no Festival de Cannes de 1982, acompanha a desventura de um grupo de camponeses da região da Toscana durante os dias finais da Segunda Guerra Mundial.
O cinema dos Taviani é, ao mesmo tempo, herdeiro da despojada tradição neo-realista de Rosselini e da exuberância visual característica da pintura renascentista.
O outro destaque de amanhã é "O Que Aconteceu com o Dogma 95", edição especial do Eurodrops, que vai ao ar às 21h. O programa traz entrevistas com atores e realizadores de algumas das mais recentes produções escandinavas ligadas ao Dogma.
Trata-se de um movimento que determina que a filmagem deve ser feita em estúdio e não em locação, proíbe o uso de filtros e de efeitos visuais, exige que o cinegrafista segure a câmera durante todo o tempo e impede que o realizador do filme seja creditado.
O Dogma foi idealizado por um grupo de cineastas e, entre outros, inclui os diretores Lars von Trier, de "Os Idiotas", e Thomas Vinterberg, de "Festa de Família".
O Eurodrops traz depoimentos das atrizes Jennifer Jason Leigh e Janet McTeer, que trabalharam em "The King Is Alive", filme de Kristian Levring. Há também entrevistas com Chlöe Sevigny, que atua em "Julien Donkey Boy", da cineasta Harmony Korine. O fato mais marcante do filme é o de ser a primeira produção norte-americana do Dogma.
Jean-Marc Barr, protagonista de "Dancer in the Dark", também é entrevistado no programa. O filme com Barr marca a despedida do diretor Lars von Trier ao Dogma e foi agraciado com a Palma de Ouro no Festival de Cannes deste ano.
Para este sábado, às 23h30, o Euro reserva uma atração polêmica, o filme "Romance", de Catherine Breillat. A controversa produção francesa traz uma cena de sexo explícito e, no elenco, um veterano ator de filmes pornôs, o italiano Rocco Sifredi.
Quem preferir uma atração mais "light" poderá ver, às 18h30, os curtas "Bsss", produção alemã, e "A Lagosta", da França, ambos selecionados para o Festival de Clermont-Ferrand de 1999.


Texto Anterior: Noites especiais
Próximo Texto: Panorâmica: Morre aos 88 o pintor italiano Aligi Sassu
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.