São Paulo, quarta-feira, 19 de julho de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

"Brasília é um grande fracasso", diz DJ

Ed Viggiani/Folha Imagem
O DJ alemão Panacea, 23, no alto do edifício Copan, do arquiteto Oscar Niemeyer, em São Paulo



DA REPORTAGEM LOCAL

Com 23 anos, o alemão Mathias Mootz -ou DJ Panacea, como é conhecido- começa a conquistar fama como um dos mais importantes produtores de drum'n'bass de seu país.
Após participar do filme "Modulations", foi convidado por Iara Lee a fazer um CD sobre Brasília. Detalhe: ele vai pisar pela primeira vez na cidade no próximo dia 22, quando se apresenta por lá.
Leia a seguir a entrevista que o DJ deu à Folha, por telefone.

Folha - Como foi fazer música sobre uma cidade que você não conhece pessoalmente?
Mathias Mootz -
Eu vi fotos de Brasília, para poder ter uma idéia do lugar. Tudo bem que eu nunca estive lá, já que não fiz o disco a partir da cidade. Fiz música para as pessoas que vivem lá. O CD não teve o objetivo de soar Brasília, mas de ser um som para se ouvir ali, andar pelas ruas e ter um monte de idéias sobre o local.

Folha - Você já pensou que pode chegar lá e ver que suas músicas não têm relação com a cidade?
Mootz -
Sei lá, é uma cidade tão estranha... É uma cidade futurista, muito relacionada ao trabalho que faço, e isso é empolgante.

Folha - Foi estranho o começo de seu trabalho? Afinal, você teve como missão musicar uma cidade, digamos, esquisita...
Mootz -
Não. Eu havia lido um livro sobre Brasília e suas regiões desertas, sua alta taxa de suicídio, o fato de a cidade não unir as pessoas socialmente etc. Para mim, foi importante saber da história da cidade. Quanto mais eu me envolvia na cidade, mais ficava impressionado. Venho de um país onde tudo tem séculos de vida, minha própria casa tem cerca de 400 anos, então é complicado entender um lugar como esse.

Folha - No final de sua pesquisa, qual sua opinião sobre Brasília?
Mootz -
É uma cidade horrível, e Niemeyer, um arquiteto horroroso. A idéia da cidade é feia e perturbadora. Apesar de achar que deve ser muito interessante visitá-la, penso que ela é um completo fracasso, um grande erro.

Texto Anterior: Música: Série "Architettura" tira som do concreto
Próximo Texto: Televisão: Casais questionam quadro do "Domingão do Faustão"
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.