UOL


São Paulo, sábado, 19 de julho de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TELEVISÃO

Classe AB 'madura' é o que sustenta 'O Jogo'

Divulgação
LOVE Marcelo Mallio e Tatiana Mancini, em gravação da nova safra do "game" "DateXpress"; os inéditos estréiam dia 3, no Sony, que ontem vendeu as nove temporadas do "Seinfeld" para o Canal 21

LAURA MATTOS
DA REPORTAGEM LOCAL

Por que o "reality show" "O Jogo", da Globo, tem sido um completo fracasso de audiência?
Para o diretor, J.B. de Oliveira Sobrinho, o Boninho, o problema foi o programa não ter conquistado as classes mais populares, concentrando sua audiência numa faixa segmentada dos telespectadores. "Atingimos a classe AB, de 25 a 35 anos, não a maioria."
Estudo do Ibope, obtido com exclusividade pela Folha, mostra que, como diz Boninho, a maioria dos telespectadores são da classe AB (41,5%, pelo dado de junho).
O "reality show" coloca participantes "reais" para desvendar um crime fictício, protagonizado por atores desconhecidos. Com um enredo confuso, tem audiência menor nas classes mais populares: 32,6% na C e 25,9% na DE.
O telespectador é ainda mais velho do que acredita o diretor, segundo o Ibope. A maior parte (25,6%) tem entre 35 e 49 anos. O público de 25 a 34 é responsável por 16,6% da audiência. Crianças de 4 a 11 formam 13% da audiência e maiores de 50, 15,4%. O programa estreou em 27 de maio com 26 pontos de média (cada ponto equivale a 48,5 mil domicílios na Grande SP). No episódio seguinte, obteve 18 e já amarga 14.
Para Boninho, o problema não foi o enredo difícil. "Eu não acho complicado. Podia pegar ou não." Ele também não liga o fracasso ao elenco, que tem interpretação muito fraca. "Não funcionaria se fossem atores conhecidos."

OUTRO CANAL

Gracinha Hebe Camargo almoçaria ontem com Walter Zagari, superintendente comercial da Record, e Luciano Callegari, superintendente artístico e de programação da emissora, no restaurante La Tambouille, em São Paulo. Cardápio: um convite para que ela troque o SBT pela Record a partir de janeiro de 2004. O flerte ocorreu quando ela participou do especial de 50 anos do canal.

De olho 1 O plano do governo de criar a TV digital brasileira, atualmente em consulta pública, começa a ser questionado. O Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação, que participa das discussões da digitalização desde a era FHC, entregou nesta semana um documento com críticas ao processo.

De olho 2 Dentre os problemas, diz o fórum, estão o fato de o governo não tratar da digitalização da TV a cabo e do rádio nem abrir debate sobre reflexos da nova tecnologia na programação. E mais: no novo formato de consulta pública, ninguém pode ler os comentários enviados pela internet. Com FHC, podia.

Sul Diretores e artistas da Rede TV! visitarão nesta semana a TV Carajás, sua afiliada no Paraná. O canal, antes local, diz ter crescido 30% em ibope e faturamento desde que se afiliou à rede nacional, há dois meses. O acordo se deu quando a Rede TV! perdeu para a Record a TV Pampa, que fazia sua retransmissão para o Sul.

laura@folhasp.com.br


Texto Anterior: José Simão: Buemba! Quero aposentadoria por tempo de praia!
Próximo Texto: Programação de TV
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.