São Paulo, segunda-feira, 19 de julho de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FILMES

TV PAGA

Programa desvela o mundo grego antigo

LUIZ ALBERTO MACHADO CABRAL
ESPECIAL PARA A FOLHA

A série "As Sete Maravilhas da Grécia Antiga", que estréia hoje, às 20h, no Discovery Channel, constitui uma excelente oportunidade para o telespectador conhecer alguns dos mais esplêndidos monumentos criados pelo talento genial de artífices, arquitetos e escultores do mundo grego antigo.
Em uma apresentação concisa do palácio de Cnossos, do oráculo de Delfos, do teatro de Epidauro, do Colosso de Rodes, de Olímpia antiga, da Atlântida perdida e do Pártenon, são destacados os mitos emblemáticos e os fatos históricos fundamentais que se situam na origem e no desaparecimento (parcial ou total) de palácios, templos, estátuas e cidades que tiveram importância decisiva no âmbito da antiga civilização helênica.
O documentário, além de mostrar o esplendor das ruínas antigas que ainda nos fascinam em seu estado atual, emprega modernos recursos de computação gráfica, possibilitando-nos vislumbrar a construção original completa de cada uma dessas magníficas criações do engenho humano.
Mesmo que os depoimentos de eminentes arqueólogos sobre os aspectos fundamentais dos monumentos não explicitem cabalmente toda a aura de mistério que os envolve (esse, aliás, é um de seus encantos), primam por serem breves e objetivos, proporcionando um contato mais profundo com a civilização helênica, porém de forma leve e prazerosa. Uma combinação perfeita de arte, cultura, história e beleza para quem procura um entretenimento de alta qualidade!


Luiz Alberto Machado Cabral é professor de Língua e Cultura Neo-Helênica no Instituto Educacional Ateniense de São Paulo. Traduziu "O Hino Homérico a Apolo" (Ateliê-Unicamp) e "Os Jogos Olímpicos na Grécia Antiga" (Odysseus)

AS SETE MARAVILHAS DA GRÉCIA ANTIGA. Quando: estréia hoje, às 20h, no Discovery Channel.

Retrato de um herói

INÁCIO ARAUJO
CRÍTICO DA FOLHA

Jean Moulin é um personagem exemplar da Resistência francesa durante a Segunda Guerra. Foi decisivo na aproximação entre os gaullistas que estavam na Inglaterra e as forças de oposição na França, que ainda eram bem dispersas em 1942.
Em 1943, já líder da resistência unificada no interior, é preso, torturado, deportado e morto pelos nazistas. Segundo consta, nunca disse nada capaz de comprometer a luta dos aliados.
Isso é uma parte das coisas. A outra é que Yves Boisset, diretor de "Jean Moulin, o Líder da Resistência Francesa" (Eurochannel, 17h) é um cineasta muito digno e bastante capaz para pôr em relevo o personagem.
Para quem quiser esperar um pouco mais, há "Vampiros de Almas" (Film & Arts, 3h), de Don Siegel.

TV ABERTA

Tobias Totz
SBT, 14h30.
(Tobias Totz und Sein Lowe). Alemanha, 1999. Direção: Piet de Rykcer e Thilo Rothkirch. Tobias Totz é o simpático administrador de um zoológico onde vem se refugiar uma zebra perseguida por caçadores italianos (e desastrados). Desenho animado alemão.

Napoleon, as Aventuras de um Cãozinho Valente
Globo, 16h.
(Napoleon). EUA, 1994. Direção: Mario Andreacchio. Napoleon é um filhote de labrador que o acaso leva a uma floresta. Lá terá de aprender (com a ajuda de um passarinho) a sobreviver em condições inóspitas. Aprenderá também que o lar é bem melhor do que pensava. Desenho animado para público infantil.

Coração de Cavalheiro
Globo, 22h05.
(A Knight's Tale). EUA, 2001, 132 min. Direção: Brian Helgeland. Com Heath Ledger, Rufus Sewell, Shannyn Sossamon, Paul Bettany, Laura Fraser. Na Idade Média, escudeiro treina para substituir seu mestre, que morrera, e tornar-se ele próprio um cavaleiro. Mas, para tanto, não bastam méritos. É preciso ter uma árvore genealógica. Segunda direção de Helgeland, que é roteirista do filme noir "Los Angeles, Cidade Proibida". Inédito.

Babylon 5 - Thirdspace
SBT, 1h50.
(Babylon 5 - Thirdspace). EUA, 1998. Direção: Jesus Salvador Trevino. Com Bruce Boxleitner, Claudia Christian, Mira Furlan, Richard Biggs, Jeff Conaway, Stephen Furst, Patricia Tallman, Clyde Kusatsu. Neste filme, os tripulantes da nave Babylon 5 descobrem estranho arfetato, capaz de levá-los a outra dimensão. Ficção científica ambientada no século 23.

Quebrando os Dez Mandamentos
Globo, 2h35.
(Commandments). EUA,1997. Direção: Daniel Taplitz. Com Aidan Quinn, Courteney Cox). Depois de perder a mulher e ver sua vida arruinada emocional e financeiramente, Seth Warner (Quinn) decide desafiar Deus, quebrando os dez mandamentos, um a um. O envolvimento com a cunhada (Arquette) o colocará entre o amor e a desobediência ao "não matarás". Filme escolhido no Intercine.

Subindo por Onde se Desce
SBT, 3h35.
(Up the Down Staircase). EUA, 1967. Direção: Robert Mulligan. Com Sandy Dennis, Patrick Bedford, Eileen Heckart, Ruth White, Jean Stapleton, Sorrell Booke. Professora de literatura começa seu novo trabalho com o pé esquerdo: subindo pela escada por onde os alunos devem descer. Depois entenderá a extensão da metáfora: terá de lutar para ensinar aos diabretes as delícias da literatura. Belo filme.


Texto Anterior: Astrologia / Barbara Abramo
Próximo Texto: Mônica Bergamo
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.