São Paulo, terça-feira, 19 de julho de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FILMES

TV PAGA

Várias visões para Goldfinger

INÁCIO ARAUJO
CRÍTICO DA FOLHA

Quanto mais o tempo passa, mais fica evidente que é necessário muitos olhos para ver um filme. Pois quanto mais passa o tempo é necessário reconhecer que não sabemos em sua inteireza o que é o cinema.
Por que me encanta "007 contra Goldfinger" (TNT, 22h)? Pela ousadia do vilão, que quer roubar o ouro de Fort Knox? Ou porque parece que Gert Froebe é o personagem em pessoa?
Ou seriam os "gadgets" originais de 007? Ou as garotas bonitas? Ou a desfaçatez sedutora de Sean Connery, na verdade uma paródia de agente secreto? O que é cinematográfico ou não nessas qualidades? O certo é que "Goldfinger" não é, qualquer que seja o critério, um grande filme. No entanto, é um desses que, a qualquer momento, a gente vê com prazer.

TV ABERTA

Fantasma de Estimação
Record, 14h.
(Little Ghost). EUA, 1997, 88 min. Direção: Linda Shayne. Com Kristina Waybom, James Fitzpatrick, Sally Kirkland. Filho de uma atriz de cinema, solitário por conta das atividades da mãe, viaja à Itália para acompanhar filmagem em castelo mal-assombrado. Lá, faz amizade com uma fantasminha simpática. Insignificância à vista.

O Mundo Fantástico de Oz
Globo, 15h25.
(Return to Oz). EUA, 1985, 109 min. Direção: Walter Murch. Com Fairuza Balk, Nicol Williamson, Piper Laurie. Sai a Metro, entra a Disney. Sai Judy Garland, entra Fairuza Balk na pele de Dorothy, que retorna ao mundo de Oz. Estamos numa seqüência de "O Mágico de Oz", com interesse bem mais restrito.

Mr. Nice Guy - Bom de Briga
SBT, 22h45.
(Mr. Nice Guy). Hong Kong, 1998, 88 min. Direção: Samo Hung Kam-bo. Com Jackie Chan, Richard Norton, Miki Lee. Cozinheiro recebe em suas mãos uma fita de vídeo que interessa a muita gente, e gente violenta. Como o cozinheiro é Jackie Chan, expert em artes marciais, ele está como peixe n'água. E tem em mãos uma receita adequada para suas aventuras, normalmente pontuadas pelo humor.

Intercine
Globo, 1h25.
"Regras da Vida" (1999, de Lasse Hallstrom, com Obey Maguire, Charlize Theron) e "Ação Secreta" (1999, de Fred Olen Ray, com Daniel Baldwin, Hannes Jaenicke) são os candidatos a passar na sessão interativa de hoje.

Um Crime Mais que Perfeito
Globo, 3h35.
(Double Jeopardy). EUA, 1996. Direção: Deborah Dalton. Com Joe Penny, Brittany Murphy, Teri Garr. Policial que anos atrás engravidou uma garota e nunca reconheceu o filho agora tem outro problema. A moça é assassinada. Ele joga a culpa em quem? No próprio filho. Baseado em fatos reais, isto é, feito para TV.

Mulher Nota Dez
SBT, 2h50.
(Ten). EUA, 1979, 119 min. Direção: Blake Edwards. Com Bo Derek, Julie Andrews, Dudley Moore. Compositor casado, de sucesso, 40 anos, topa com a garota que julga ser de seus sonhos (Derek). Comédia que projetou Bo Derek, bonita, mas sem graça, apoiada em Dudley Moore, também sem graça e nem tão bonito assim. Exibição só para São Paulo. (IA)

Texto Anterior: Astrologia
Próximo Texto: José Simão: Fantástico Urgente! Não era o Lula, era o Bussunda!
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.