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"DE OLHOS BEM FECHADOS"
Kubrick revela maestria na concepção da trilha
AMIR LABAKI
enviado especial a Nova York
Restrições ao filme à parte, "De
Olhos Bem Fechados" reafirma a
maestria de Stanley Kubrick na
concepção da trilha musical de
suas obras.
Sua erudição na área é lendária,
abarcando todos os gêneros e por
vezes dispensando-o de recorrer
aos préstimos de um compositor
específico. Não foi o caso, e a feliz
opção pela jovem britânica Jocelyn Pook garantiu um dos pontos máximos de seu novo filme.
Apenas no início de carreira
Kubrick teve um parceiro musical
fixo. Gerald Fried trabalhou com
ele nas trilhas dos quatro primeiros longas (de "Fear and Desire" a
"Glória Feita de Sangue"). A partir da ruptura, Kubrick jamais repetiu colaborações com qualquer
compositor.
Nem mesmo após contar com
Alex North para "Spartacus" e
Nelson Riddle para "Lolita". De
fato, Kubrick chamou para si
também a responsabilidade de
conceber o comentário musical
de seus filmes. Desenvolveu um
estilo eclético e irônico, misturando peças clássicas e standards
pop, resultando em trilhas inteligentes e de inegável impacto. Ninguém ouve "Cantando na Chuva"
com a mesma inocência após assistir a "Laranja Mecânica".
A fórmula ganha em sofisticação com "De Olhos Bem Fechados". A participação de Jocelyn
Pook é reduzida, mas essencial.
Kubrick confiou-lhe a composição e interpretação de quatro dos
temas centrais do filme.
"Naval Officer" e "The Dream"
são peças tristes e minimalistas
que comentam os devaneios eróticos do casal Harford (Tom Cruise e Nicole Kidman). "Masked
Ball", com imponente coro, paira
acima da equivocada concepção
da orgia central do filme. Por fim,
"Migrations" traduz bem o multiculturalismo essencial de Nova
York, onde tudo se passa.
O restante da trilha de "De
Olhos Bem Fechados" ergue-se
pelas heterodoxas e bem-humoradas escolhas do próprio Kubrick. O tema central, misterioso
e compassado, é uma exigente peça para piano de Gyorgi Ligeti,
gravada especialmente para o filme por Dominic Harlan.
Liszt e Shostakovich também
marcam presença, mas a trilha é
majoritariamente pop. Chris
Isaak gravou a balada principal,
"Baby Did a Bad Bad Thing", presente no trailer.
Uma versão orquestral para
"When I Fall in Love" faz o contraponto irônico aos flertes extraconjugais da festa de abertura. Na
mesma linha, "Strangers in the
Night" funciona no baile de máscaras.
Com Kubrick, a arte da música
para cinema tornou-se outra.
Sem ele, jamais será a mesma.
Avaliação:
O quê: Eyes Wide Shut - Music from
theMotion Picture
Lançamento: Warner Sunset/Reprise
Records
Quanto: US$ 15,99
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