São Paulo, segunda-feira, 19 de agosto de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TELEVISÃO

Hispânicos rejeitam desunião de "Vale Todo"

DANIEL CASTRO
COLUNISTA DA FOLHA

Pesquisas qualitativas realizadas nos Estados Unidos detectaram que o telespectador hispânico está rejeitando o modelo familiar da novela "Vale Todo", desagregado, em que a vilã Maria de Fátima tenta prejudicar a própria mãe, Raquel, o tempo todo. Conservador, o telespectador também não aceitou famílias que mantêm vínculos após a separação dos casais que as uniu.
Essa é a principal justificativa para a versão em espanhol de "Vale Tudo", produção da Globo para a hispânica Telemundo, ainda não ter alavancado os índices de audiência e de estar sendo massacrada pela mexicana "O Privilégio de Amar", exibida pela Univisión, líder do mercado latino de TV nos EUA. "Privilégio" conta a história de uma mulher que tenta reencontrar a filha que teve de abandonar anos antes.
Baseadas nas pesquisas, Globo e Telemundo já estão mexendo na história da novela. Desde a semana passada, Walther Negrão (supervisor) e Alcides Nogueira, autores da Globo, estão colaborando com Yves Dumont, responsável pela adaptação. As mudanças começam a ser percebidas em um mês. Maria de Fátima continuará vilã, mas o conflito com a mãe (que vai ficar rica) será atenuado.
Exibida às 21h, a novela tem 2,6% da audiência dos hispânicos de 18 a 49 anos. É pouco mais do que suas antecessoras ("Aquarela do Brasil", com 1,9%, e "Hilda Furacão" e "Uga Uga", 2,5%).

OUTRO CANAL
Costura
A TV Globo e a SIC, emissora portuguesa da qual a rede brasileira é sócia minoritária, estudam uma parceria semelhante à da Globo/Telemundo. A SIC quer gravar no Brasil remakes de novelas da Globo com elenco majoritariamente português. As negociações começaram em julho.

Divórcio
Começou na semana passada a produção da quarta edição de "Casa dos Artistas". Nas primeiras reuniões, os profissionais do SBT quebraram a cabeça: como fazer um programa na linha "namoro e amizade", como anunciou Silvio Santos, se seu formato (original, ressalve-se) implica a eliminação de participantes?

Forno
Afastado dos estúdios da Globo desde abril, o veterano Carlos Manga se prepara para voltar à ativa. Ele desenvolve um projeto de minissérie para ser exibida em meados de 2003.

Lupa 1
A Record publicou anúncio na sexta em que comemorava a audiência do "Eliana & Alegria". E espetava o SBT _"Falando Francamente, a Eliana ficou na frente", dizia, ironizando o programa de Sonia Abrão.

Lupa 2
O anúncio é verdadeiro, mas é verdade também que a disputa pelo segundo lugar no Ibope entre as 16h e as 18h está muito equilibrada. Rede TV! e Band também estão no páreo.

E-mail:
daniel.castro@uol.com.br

Texto Anterior: Mônica Bergamo: Nas alturas
Próximo Texto: Trono em Chamas
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.