São Paulo, sábado, 19 de agosto de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FESTIVAL DE GRAMADO

Kiko Goifman exibe "Atos dos Homens" e relembra chacina

SILVANA ARANTES
ENVIADA ESPECIAL A GRAMADO

O Festival de Gramado encerra hoje sua 34ª edição, com a entrega dos troféus Kikito aos melhores filmes da competição. Há cinco longas concorrentes em cada uma das duas categorias (brasileiro e latino).
Os dois últimos dias da disputa nacional foram reservados à exibição dos documentários "Pro Dia Nascer Feliz", de João Jardim (ontem), e "Atos dos Homens", de Kiko Goifman, na quinta. Eles concorrem com as ficções "Sonhos e Desejos" (Marcelo Santiago) e "Anjos do Sol" (Rudi Lagemann) e com o docudrama "Serras da Desordem" (Andrea Tonacci).
"Esse é o meu filme mais sujo. A câmera treme não por uma opção estética, mas porque estávamos com muito medo", disse Goifman ao apresentar a sessão de "Atos dos Homens", filmado na Baixada Fluminense, em torno da chacina de 29 pessoas, ocorrida em Queimados e Nova Iguaçu, em 2005.
"Apesar do meu ceticismo em relação a documentários panfletários, acho que esse filme pode ser importante para lembrar essa história."


A jornalista SILVANA ARANTES viajou a convite da organização do festival

Texto Anterior: Yoshimasu faz versão japonesa de "Galáxias"
Próximo Texto: Vitrine
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.