São Paulo, terça-feira, 19 de agosto de 2008

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Periferia de Paris deu início ao projeto

DA ENVIADA AO RIO

"Women Are Heroes" é parte de um projeto maior, "28 Millimeters" (nome da lente), que J.R. iniciou em 2005, na França.
Na primeira fase, chamada "Retratos de uma Geração", ele fotografou jovens de periferias parisienses dominadas por gangues. A idéia era mostrá-los assim como a mídia os apresenta: como monstros. Para isso, pediu a eles que fizessem caretas, como uma caricatura. "Queria mostrar a maioria, anônimos que não estão na mídia e não são bandidos."
O processo foi o mesmo realizado no Brasil: após fotografadas, as imagens foram impressas em lambe-lambes e espalhadas por diversos pontos de Paris. Por coincidência, pouco tempo depois a periferia se insurgiu, e o trabalho de J.R. foi citado como "premonitório".
O próximo passo foi desconstruir a imagem que o Ocidente tem do Oriente Médio em "Face to Face", trabalho no qual J.R. registrou palestinos e israelenses que exercem a mesma profissão. "A guerra não permite que eles vejam a si mesmos", acredita o artista. "Fiz retratos de motoristas de táxi, cabeleireiros, professores etc."
Após o registro, as fotos gigantes de palestinos foram coladas em quatro cidades israelenses e vice-versa. Lá, o francês teve problemas: foi preso em Hebron, teve de deixar o local por 15 dias e foi proibido de colar os cartazes no muro que separa os dois povos. No Rio, antes de J.R. iniciar o trabalho na Providência, o também fotógrafo Maurício Hora negociou a permanência da equipe no morro com os traficantes locais.
(AFS)



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