São Paulo, quarta-feira, 19 de outubro de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TELEVISÃO

Record fala inglês e abre filial em Uganda

Kiko Cabral/TV Globo
PASTELÃO Claudia Raia (Safira) cai acidentalmente sobre Reynaldo Gianecchini (Pascoal) em cena de "Belíssima"; apesar de se sentir atraída por Pascoal, Safira tentará expulsá-lo do bairro

DANIEL CASTRO
COLUNISTA DA FOLHA

Um tanto missionária, outro tanto comercial, será inaugurada em 2006 a Record de Uganda, pequeno país da África, onde a Igreja Universal é forte. Será a segunda rede aberta terrestre (em UHF) da Record fora do Brasil _a primeira, a Miramar, de Moçambique, já existe há vários anos.
A Record de Uganda vai falar inglês. Segundo o bispo Aroldo Martins, presidente da Record Internacional, a Record de Uganda terá "programas locais, jornalismo, filmes e novelas da Record [brasileira] legendadas em inglês", além de programas religiosos. As transmissões, experimentais, começam em janeiro.
A Record também está ampliando a Miramar. A rede de Moçambique passará a ter oito emissoras (atualmente, são quatro). Lá, são exibidas novelas, programas da Record e da Universal e "muita programação local".
No resto do mundo, a Record é distribuída por cabo e satélite _só é cobrada nos EUA e em alguns países da América Latina.
Em novembro, a Record inaugura sede própria em Portugal, com 1.000 m2 e seis pequenos estúdios, que consumiram 1 milhão. Em Lisboa, já produz quatro programas locais. Há produção local também em Londres e Madri, dirigidas a brasileiros. "Em Portugal, estamos entre os dez canais mais assistidos", diz Martins.
Em 2006, a Record também terá produção local no Japão e passará a ser distribuída na Austrália.

OUTRO CANAL

Cartão Juca Kfouri não apresenta mais o esportivo "Cartão Verde", da Cultura. A partir de agora, o comentarista será exclusivo da ESPN Brasil. Seu desafeto na Cultura, Flávio Adauto, diretor de transmissões esportivas, também deve deixar a emissora.

Toque Executivos da Globo já não escondem. Dizem que não fazem questão de que Mário Prata volte a escrever a novela das sete, "Bang Bang", que acaba de estrear. O escritor se afastará por pelo menos três meses para tratar de tendinite. Por enquanto, como a novela está estável no Ibope, ninguém fala em reduzir sua duração.

Thriller Três personagens _de Henri Castelli, Fernanda Montenegro e Leona Cavalli_ serão assassinados em "Belíssima". Mas não haverá um serial killer na próxima novela das oito.

Duvidoso Com um barraco protagonizado por um jornalista idoso que se envolveu com uma modelo jovem, que mais parecia o "Teste de Fidelidade" de João Kléber (sem a parte, digamos, de teledramaturgia), o "Superpop" (Rede TV!), de Luciana Gimenez, ficou em segundo lugar no Ibope anteontem, durante cinco minutos, batendo Hebe Camargo (SBT).

Comentário A seqüência do parto do bebê de Sol (Deborah Secco), exibida anteontem, comprova: "América" já é a melhor pior novela da Globo nos últimos tempos.


E-mail - dcastro@folhasp.com.br

Texto Anterior: José Simão: Socorro! Até o peru tá gripado!
Próximo Texto: Programação de TV
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.