São Paulo, quinta-feira, 19 de outubro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Exposição

Programa exibe panorama do design

MARIO GIOIA
DA REPORTAGEM LOCAL

O programa "O Mundo da Arte" volta hoje seu foco para o design, com edição que exibe a curadora Ethel Leon apresentando sua mostra "Singular e Plural", que esteve no Instituto Tomie Ohtake em 2001, na inauguração do espaço.
O formato do programa lembra uma visita guiada, com a vantagem de ser a própria curadora a conduzir o passeio. A sorte do espectador é que Leon discorre muito bem sobre o que norteou a exposição, e, assim, o programa cresce em interesse.
Centrada na produção de design brasileiro de 1952 a 2001, as escolhas de Leon revelam um pensamento autoral sobre o que é fazer design no Brasil, da importância de conceitos como a leveza e a solidez em trabalhos de Michel Arnoult e Sergio Rodrigues, da funcionalidade -não tão reconhecida- dos objetos domésticos de José Carlos Bornancini e Nelson Ivan Petzold, da expressividade das capas de discos e livros assinadas por Cesar Villela e Eugenio Hirsch, entre outros.
A curadora apresenta algumas preciosidades que, por si só, já valeriam o programa, como as capas de LPs assinadas por Lygia Clark e Di Cavalcanti. Leon também não deixa de citar nomes contemporâneos e sua influência, como a dos irmãos Campana em relação a Tetê Knecht, por exemplo.


SINGULAR E PLURAL - 50 ANOS DE DESIGN
Quando:
hoje, às 20h30
Onde: SescTV


Texto Anterior: Branco Mello revive o lado B e sujo dos Titãs
Próximo Texto: Crítica: Canais mostram dois lados dos filmes de humor
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.