São Paulo, segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Coreógrafo de "Kill Bill" fez cenas de lutas

GUSTAVO VILLAS BOAS
DA REPORTAGEM LOCAL

Ele faz voar: a atriz norte-americana Uma Thurman, o astro indiano de Bollywood Akshay Kumar e agora os brasileiros de "Besouro" já foram envolvidos pelos cabos e armações de Huen Chiu Ku, o Dee Dee, 45. Nascido em Hong Kong, ele é responsável pelas cenas de (muita) ação e artes marciais de filmes como "Kill Bill" e o épico "O Tigre e o Dragão", que levou quatro Oscar, incluindo o de melhor filme estrangeiro em 2001.
A experiência aplicada nos títulos de sucesso mundial vem de bem longe. Foi dublê em filmes de ação de Hong Kong na década de 1980, quando começou a desenvolver técnicas de "wire-fu", o kung-fu cinematográfico cheio de acrobacias, voos e quedas, sustentado por cabos (wire, em inglês).
No percurso até coordenar as cenas de lutas de "Besouro", trabalhou como dublê do astro chinês Jet Li e com o premiado diretor Ang Lee. Agora seu currículo também conta com conhecimentos em capoeira. "Eu só tinha visto algumas coisas sobre essa arte brasileira em vídeos", disse à Folha por e-mail.
A quase ignorância se transformou: "Eu amo capoeira". Não que tenha sido fácil colocar os cabos no já voador jogo brasileiro. "É um pouco difícil coreografar as lutas porque, normalmente, os oponentes não se tocam. É diferente da maioria das artes marciais."
Se, no filme, a diferença da distância foi retirada na base, literalmente, da porrada, outra particularidade da luta brasileira foi celebrada. "Um dos desejos foi manter os aspectos de dança. É importante para mostrar a verdadeira capoeira jogada no Brasil. Eu só usei minha experiência técnica para aperfeiçoar alguns movimentos."
Porém, a experiência de Dee Dee e os cabos não foram sinônimo de refresco para os atores. "Tenho uma cena de luta com o coronel, na qual uso o cabo. Ele só te tira do chão, não faz mais nada", conta a atriz Jessica Barbosa.
"Nos primeiros dias de treino, era difícil. Eu voltava para o hotel e ficava assistindo a "Kill Bill" e falava: "Caramba, eu fiz esse movimento hoje. Se ela [Uma Thurman] faz, eu também vou fazer"."
Se Thurman filmar de novo com Dee Dee, pode ser Jessica a inspiração. "Sim, eu posso me ver usando capoeira no futuro, dependendo do tipo de filme que estiver trabalhando. O segredo das cenas de ação está exatamente em pegar estilos diferentes e misturar movimentos", disse o chinês.


Texto Anterior: O voo do besouro
Próximo Texto: Análise: "Besouro" fecha ótimo ano para o cinema nacional
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.