São Paulo, quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Novo site disponibiliza obra da compositora Chiquinha Gonzaga

Mais de 300 partituras para piano solo e voz podem ser baixadas

IRINEU FRANCO PERPETUO
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Mais de 300 partituras de valsas, polcas e canções da compositora e regente brasileira Chiquinha Gonzaga (1847-1935) podem ser baixadas de graça no site www.chiquinhagonzaga.com.
Chiquinha inaugurou o cancioneiro brasileiro de Carnaval com a marcha-rancho "Ó Abre Alas" (1899). Mereceu biografia de Edinha Diniz e foi resgatada para o grande público quando se tornou tema de uma minissérie da TV Globo, em 1999.
O site representa um salto no número de partituras disponíveis da autora. "Hoje, há 12 músicas dela editadas comercialmente", contabiliza o pianista Wandrei Braga, responsável pelo projeto, ao lado de Alexandre Dias.
Concentrado na produção da compositora para piano solo e para voz, o acervo digital não traz sua obra na íntegra. Ficou de fora a música dos mais de 80 espetáculos teatrais, que deve ser contemplada em eventual desdobramento do projeto.


Texto Anterior: Crítica/Rock: Tom Waits retorna ao disco fazendo muito mais barulho
Próximo Texto: Globosat, 20, luta para se manter na crista da onda
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.