São Paulo, segunda, 19 de outubro de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TELEVISÃO
Quatro emissoras paulistas e uma de Juiz de Fora (MG) ficarão com programações mais regionalizadas
Globo dá mais autonomia a TVs regionais

WAGNER OLIVEIRA
da Agência Folha, em Bauru

A Rede Globo começa a pôr em prática hoje o "Projeto Regional do Futuro", proposta discutida há anos na empresa que visa conceder mais autonomia às cinco emissoras regionais da família Marinho.
A partir de agora, as emissoras com sede em Bauru, Sorocaba, São José do Rio Preto, São José dos Campos (interior paulista) e Juiz de Fora (MG) ganham mais independência nas áreas de programação, que será orientada para a região, e jornalismo.
As emissoras terão outros nomes, logotipos e, algumas, até cores diferentes da prateada pela qual a Rede Globo é conhecida.
Segundo o diretor da Globo, responsável pelas relações da emissora com suas afiliadas, Álvaro Moura, as alterações são parte da estratégia da Globo, que pretende "cada vez mais promover a regionalização de suas emissoras".
"Com isso pretendemos prestar melhor serviço às comunidades. Vamos fortalecer a infra-estrutura dos departamentos jornalístico e comercial das afiliadas para que fiquem mais locais", disse Moura.
A programação, segundo Moura, por enquanto continua a mesma, mas a curto e médio prazos os programas, principalmente os jornalísticos, serão produções locais dirigidas à comunidade de cada cidade.
Os programas de rede, entre eles novelas e o "Jornal Nacional", não sofrerão alterações.
A intenção, explicou o diretor, é que seja atingida nessas afiliadas a mesma marca, de 90 minutos, que a TV Globo da capital paulista dedica hoje a assuntos locais.
Programas de maior interesse econômico de cada região, como, por exemplo, a agropecuária e as agroindústrias em Bauru, devem ser inseridos na programação.
Independência
As alterações também visam aumentar a independência administrativa das afiliadas. Para isso, os diretores das emissoras foram substituídos. Também visa fortalecer o departamento comercial, com o aumento da inserção de anunciantes das cidades que compõem as cinco regiões.
"As emissoras poderão andar com as próprias pernas, mas sem deixar de seguir as diretrizes do grupo como um todo. O controle acionário continua sendo 100% da família Marinho", afirmou Paulo Roberto de Siqueira, diretor-executivo da TV Globo em Bauru (340 km a oeste de São Paulo).
De TV Globo Oeste Paulista, a emissora com sede em Bauru passa a se chamar a partir de hoje TV Modelo.
Em Sorocaba, o nome muda de Aliança Paulista para TV Aliança. Em São José dos Campos, passa de TV Vale do Paraíba para Vanguarda Paulista. O nome muda em Juiz de Fora de TV Globo Juiz de Fora para TV Panorama.
O "Projeto Regional do Futuro" começou a ser idealizado na Rede Globo com mais prioridade em 1995.
A TV Globo de Sorocaba já vinha utilizando parte do que o projeto pretende introduzir.
Os telejornais terão maior duração, como o "SP-TV Primeira Edição". Esse telejornal terá, até o próximo ano, o formato do "SP-TV" que é apresentando por Chico Pinheiro, em São Paulo.
O programa "Os Trapalhões" vai sair do ar, conforme as emissoras regionais forem pondo em prática o novo formato.


Colaborou a Sucursal do Rio



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.