São Paulo, segunda-feira, 19 de novembro de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TELEVISÃO

Globo ataca anunciantes das concorrentes

DANIEL CASTRO
COLUNISTA DA FOLHA

Com o slogan "Vespertinos da Rede Globo: Nunca É Tarde para Programar", a central de marketing da TV Globo lançou uma campanha junto a agências de propaganda e a anunciantes para tentar aumentar a publicidade nos intervalos da "Sessão da Tarde", "Vale a Pena Ver de Novo", "Vídeo Show" e dominicais.
Agressiva, a campanha faz simulações para mostrar que anunciar nas tardes da Globo é mais vantajoso do que no horário nobre do SBT (filmes, "Hebe" e "Show do Milhão") e da TV Record ("Jornal da Record").
A Globo registrou no primeiro semestre deste ano uma queda de 12% na receita publicitária, o que levou o lucro operacional da emissora a cair 51%. A rede pretende finalizar o ano com um corte de 15% nos custos. O SBT diz que terá crescimento em 2001, e a Record, que vai repetir 2000.
Os intervalos da Globo, antes disputados, agora estão ociosos -apesar de uma ligeira melhora em novembro. Na "Sessão da Tarde", anúncios têm sido exibidos duas vezes no mesmo intervalo.
Na tentativa de atrair anunciantes da concorrência, o material da Globo traz essa simulação: uma campanha com 32 inserções nos vespertinos da Globo atingiria a mesma audiência e teria a mesma eficiência que uma com 31 comerciais nos noturnos do SBT e Record. Mas custaria R$ 153.560 na Globo, contra R$ 415.613 na concorrência. Isso é que é liquidação.


OUTRO CANAL

Hertz 1
Lideradas pela Abert (Associação Brasileira das Emissoras de Rádio e TV), 15 emissoras de rádio interessadas em transmitir a Copa de 2002 vão ter hoje uma reunião decisiva com a TV Globo, que detém os direitos do evento para mídias eletrônicas no Brasil.

Hertz 2
As rádios vão propor pagar à Globo US$ 1 milhão, a ser rateado entre elas, em seis parcelas. A Globo pediu US$ 3 milhões. Em compensação, com a classificação do Brasil, aumenta o interesse da Record e da Band em dividir os direitos para TV.

Vaga
A Globo não reservou horário na programação de fim de ano para "Batalha de Arroz num Ringue para Dois" e "Domésticas", projetos para 2002. Programas-teste das atrações serão gravados, mas só irão ao ar em 2001 se forem aprovados pela cúpula da TV.

Vitrine
A revista "Playboy" está interessada em dar uma capa para a atriz Bárbara Paz, "revelação" de "Casa dos Artistas". A revista não tem muita opção: só Patrícia Coelho ainda é "inédita no mundo das peladas". Bárbara já mostrou os peitos em revista e em clipe.

Pior
Carlos Massa Jr., o Juninho, 20, filho de Ratinho, está gravando fita para concorrer à vaga de Marcos Mion na MTV.


E-mail - daniel.castro@uol.com.br


Texto Anterior: Monica Bergamo
Próximo Texto: Programação de TV
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.