UOL


São Paulo, quarta-feira, 19 de novembro de 2003

Texto Anterior | Índice

ILUSTRADA

Polícia americana realiza busca em rancho de Michael Jackson

DA REDAÇÃO

Amparada por um mandado judicial, a polícia de Los Angeles fez uma busca ontem de manhã na mansão de Michael Jackson, chamada de Neverland (Terra do Nunca), localizada 160 km ao norte de Los Angeles.
O cantor, de 45 anos, não estava no local na hora da ação. Segundo seu porta-voz, Stuart Backerman, Jackson havia viajado para Las Vegas com seus três filhos para a gravação de um videoclipe.
A polícia, que não prendeu ninguém, não informou o motivo da medida. Segundo a rede de televisão norte-americana Court TV, a investigação estaria relacionada a uma denúncia de abusos sexuais feita por um garoto de 12 anos contra Jackson. Os assessores do cantor não quiseram se manifestar sobre o assunto.
A busca teve início às 8h30 (horário local). Mais de 20 policiais vasculharam o local, nas imediações de Santa Bárbara, avaliado em US$ 12 milhões e que abriga, entre outras coisas, um parque de diversões e um zoológico.
Jackson sofreu acusação semelhante em 1993, quando um menino de 13 anos alegou na Justiça ter sido molestado sexualmente pelo cantor. As duas partes encerraram o caso com um acordo extrajudicial que, de acordo com a imprensa americana, chegou à marca dos milhões.
Neste ano, o cantor enfrentou nova polêmica após a exibição do documentário "Vivendo com Michael Jackson", realizado pelo jornalista inglês Martin Bashir e exibido no Brasil pelo canal Sony.
Durante entrevistas, Jackson dizia considerar normal dividir a cama com crianças e que se considera um Peter Pan, o personagem de história infantil que se recusa a crescer.

Carreira prejudicada
Coincidência ou consequência das acusações sofridas, a carreira de Michael Jackson entrou em forte declínio durante os anos 90. Após estrondosos sucessos com os álbuns "Off the Wall" (1979), "Thriller" (82) e "Bad" (87), os discos de Michael Jackson ("Dangerous", de 92, "HIStory", 95, e "Invincible", 2001) sofreram duras críticas e não venderam o esperado pela gravadora Sony.
Jackson iniciou sua carreira em 1963, quando ingressou no Jackson 5, grupo formado por seus irmãos e empresariado pelo pai, Joe Jackson.
Contratado da Motown, o Jackson 5 foi o primeiro grupo a ter seus quatro primeiros singles ocupando o topo das paradas.
Michael Jackson apresentou-se no Brasil por duas vezes. A primeira, em setembro de 74, com seus irmãos, em concerto no Anhembi, em SP, assistido por 10 mil pessoas. A segunda, em outubro de 94, em dois shows no estádio do Morumbi, também em SP. O público, em cada um, ultrapassou os 80 mil pagantes.


Com agências internacionais

Texto Anterior: Música: Morre cantor de soul Arthur Conley
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.