São Paulo, quarta-feira, 19 de novembro de 2008

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CDs

Rock
Live at Shea Stadium
THE CLASH
Gravadora:
Sony/BMG; Quanto: R$ 22, em média; Avaliação: ótimo
Gravado em Nova York em outubro de 1982, "Live at Shea Stadium" captura o auge da força de uma das bandas criadoras do movimento punk. O Clash tinha acabado de lançar seu quinto LP, "Combat Rock" (1982), com seus maiores hits: "Rock the Casbah" e "Should I Stay or Should I Go". Saiu, então, numa turnê por estádios americanos, abrindo para o Who. Foi o momento de maior popularidade da banda, que rompeu logo em seguida. O encarte traz belas fotos da turnê tiradas por Bob Gruen, incluindo uma clássica, que mostra os quatro ingleses num Cadillac branco conversível.
POR QUE OUVIR: O Clash já foi chamado de a maior banda ao vivo de todos os tempos. "Live at Shea Stadium" mostra que o aposto pode ser verdadeiro. A culpa é da dupla de guitarristas e cantores, Joe Strummer e Mick Jones, que parecem endemoniados no palco.
"London Calling", "Clampdown", "I Fought the Law" e a própria "Should I Stay or Should I Go", já sensacionais nas versões em estúdio, se transformam em mísseis explosivos ao vivo. (IVAN FINOTTI)

Pop/jazz
Renato Godá
RENATO GODÁ
Gravadora:
Rob Digital; Quanto: R$ 20; Avaliação: bom
Na obra do cantor e compositor Renato Godá, a atmosfera cênica desempenha papel tão central quanto a música. Em seu novo trabalho, ele aprimora a estética das ruas, mais roqueira, do anterior "Nada a Declarar" (06). "Renato Godá", o disco, vai por outra direção musicalmente, mas persegue temas semelhantes ao se aproximar do imaginário "maldito" de Tom Waits, Leonard Cohen e Serge Gainsbourg. Aqui, ele caminha entre uma atmosfera esfumaçada de cabaré, o jazz, música cigana e o pop, em roupagem acústica. A faixa inicial, "Bom Partido", funciona como carta de intenções. Lembrando o Tom Waits de "Rain Dogs", Godá canta: "Não sou um bom partido/ Tendo para os vícios/ .../ Sou um pervertido/Livre leve e solto".
POR QUE OUVIR: O disco foi gravado ao vivo em estúdio (o que lhe garante uma sonoridade mais pessoal), sob direção do produtor Apollo Nove (que já trabalhou com nomes como Bebel Gilberto e Seu Jorge). (BRUNO YUTAKA SAITO)

MPB
Girando
ANNA LUISA
Gravadora:
Centro Cultural Carioca; Quanto: R$ 22, em média;
Avaliação: bom
Dois terços do repertório do disco "Girando" são composições da jovem Anna Luisa e de seus contemporâneos. A saudável coragem, já manifestada no álbum anterior da cantora, enfrenta um porém: o resultado é muito melhor quando ela interpreta Gilberto Gil ("Parabolicamará"), Edu Lobo ("Cordão da Saideira", em duo com o autor), Roberto Carlos/Erasmo Carlos (o samba "Cachaça Mecânica") e Novos Baianos ("Os Pingos da Chuva"). Entre os compositores mais jovens, a exceção é "Baião Digital", do já reconhecido Rodrigo Maranhão. Nas faixas restantes (cirandas, um xote, um ijexá), há boas intenções e frágeis criações.
POR QUE OUVIR: Anna Luisa não chega a ser Roberta Sá, a quem se assemelha, mas tem um talento que pode se firmar caso encontre o repertório certo.
(LUIZ FERNANDO VIANNA)


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