São Paulo, quarta-feira, 19 de novembro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CONEXÃO POP

Aqui e ali


Das novas do Franz Ferdinand à última faixa do Database, algumas músicas que saíram recentemente

THIAGO NEY
DA REPORTAGEM LOCAL

HORA DE fazer uma geral no que está rolando de bom na música pop nos últimos tempos:

 

Já estão na net duas novas músicas do Franz Ferdinand: "Ulysses" e "Lucid Dreams". A primeira é a faixa de abertura de "Tonight: Franz Ferdinand", disco que sai apenas em janeiro de 2009, e, também, o primeiro single a ser retirado do álbum. "Come on, let's get hiiiiiiiiigh", canta Alex Kapranos em "Ulysses". Mas a faixa não é tão eufórica como faz parecer o verso.
É meio lenta, e traz o Franz flertando com o rock sessentista. Já "Lucid Dreams" joga o clima para o alto; dançante, com um baixo funkeado que parece emprestado da Motown.
 

"Brothersport." Essa é a nova do Animal Collective, combo que fez uma tumultuada apresentação no festival Planeta Terra, no último dia 8. A faixa estará em "Merriweather Post Pavillion", disco que sai no início de 2009. É uma celebração rítmica que passeia por vários ambientes, levada por ruídos eletrônicos e percussões. Há poucas bandas no mundo que arriscam tanto quando o Animal Collective.
 

Os incansáveis paulistanos Database colocam no MySpace deles (www.myspace.com/databasetrax) mais uma faixa: é "Loops of Love", que recria com habilidade timbres de disco music e de house.
 

Não sei quem ou o que vem a ser Junesex, mas sua "Boy with Your Tongue" é das coisas mais divertidas saídas nos últimos meses. Junte M.I.A., Peaches, eletrônica lo-fi e você chega mais ou menos perto do que é essa faixa.
 

Reunir influências diretas de dois clássicos não é tarefa para qualquer um. O produtor americano In Flagranti conseguiu tal façanha com "Emotional R", música que empresta elementos de "Emotional Rescue" e de "She's a Rainbow", dos Stones. Dá para encontrar esta no agregador de blogs Hype Machine (http://hypem.com).
 

A última dica não é de uma música, mas a paródia que o "Saturday Night Live" fez para "Single Ladies", single da Beyoncé. A própria cantora foi ao programa, num quadro em que ela interpretava a si própria, gravando o vídeo da música. Mas, em vez de dançarinas para acompanhá-la, apareceram, entre outros, Justin Timberlake e o ótimo comediante, de maiô. Vá ao You Tube e digite "SNL single ladies". É tão bom quanto Tina Fey imitando Sarah Palin.
 

Para ir hoje: Vitalic no Clash.

thiago.ney@grupofolha.com.br


Texto Anterior: DVDs
Próximo Texto: Pornô usa zumbis para analisar culto à morte
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.