São Paulo, quinta, 19 de novembro de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Lobato é tema de ópera

da Reportagem Local

O Sesc Ipiranga, prosseguindo na tradição de espetáculos de ópera de bolso -produções líricas com um reduzido grupo de instrumentistas e cantores-, estréia hoje "A Redenção pelo Sonho", espetáculo em homenagem a Monteiro Lobato (1882-1948).
A ópera foi escrita pelo compositor, pianista e arranjador Tim Rescala. A direção cênica é de Álvaro Apocalypse, diretor do Grupo Giramundo, de Belo Horizonte.
O enredo é aparentemente singelo. No dia de sua morte, 4 de julho de 1948, Lobato recebe uma carta de Godofredo Rangel, escritor mineiro e amigo seu de 40 anos, em que sugere -a sugestão em verdade nunca foi feita- que o autor de "O Sítio do Pica-Pau Amarelo" escreva suas memórias.
Os personagens por ele criados entram em cena e recapitulam para o escritor o quanto ele viveu de importante, tanto na ficção quanto na vida real.
"Os personagens humanos, como Tia Anastácia, são interpretados por atores. Os personagens não-humanos, como a boneca Emília, aparecem na forma de bonecos", diz Álvaro Apocalypse. (JBN)
²

Ópera: A Redenção pelo Sonho
Quando: hoje, amanhã, dias 22,
26, 27, e 29, às 21h, e dias 21 e 28, às 20h
Onde: Sesc Ipiranga (r. Bom Pastor, 822, tel. 3340-2000, Ipiranga)
Quanto: R$ 10




Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.