São Paulo, sexta, 19 de dezembro de 1997.




Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MÚSICA
Cantor se apresenta hoje e amanhã no Piccolo Espaço Cultural; filme terá canção-tema composta por ele
Itamar Assumpção inaugura nova fase

PEDRO ALEXANDRE SANCHES
da Reportagem Local

O Itamar Assumpção que se apresenta hoje e amanhã em São Paulo, no Piccolo Espaço Cultural, já não é aquele mesmo que, há cinco meses, ameaçava abandonar o Brasil por falta de condições para trabalhar com música popular.
É que os dois shows dão partida a uma série de acontecimentos. O primeiro é a contratação do artista por uma gravadora de distribuição nacional, a Atração, para o lançamento de dois discos.
Devem ser lançados após o Carnaval o novo trabalho do artista e a reedição de "Beleléu", seu primeiro álbum, publicado em 1980.
O disco inédito -"Pretobrás - Por Que Que Eu Não Pensei nisso Antes"-, gravado de forma independente no primeiro semestre deste ano, está sendo retrabalhado e deve incluir duas inéditas de Arrigo Barnabé ("Deus Te Preteje" e "Motorista de Táxi").
Mais: Itamar é o compositor da canção-tema do documentário em 16mm "Geraldo Filme", de Carlos Cortez. O filme centra-se na história de Geraldo Filme (1927-95), compositor da escola de samba Vai-Vai.
"Ele era uma Clementina de Jesus de São Paulo, um sambista de raiz, que pesquisava para compor. Ele sintetiza bem a história do samba paulista", diz Cortez.
Especialmente para o filme, Itamar compôs "Vá Cuidar de Sua Vida", que ele apresentará também nos shows do fim-de-semana. Itamar fala de Filme: "Nem eu o conheço direito. Ataulfo Alves a gente sabe quem é, porque ele foi morar no Rio. Geraldo é, como eu, de São Paulo. Não somos como os cariocas ou os baianos, que estão o tempo todo na mídia".
O filme o aproxima da Vai-Vai e, assim, do Carnaval paulistano. "Agora virei Vai-Vai. Vou estar lá, na avenida, em 98", diz. "Não sou sambista, estou longe das escolas. Mas sou descendente de escravos, do batuque, como eles."
Ele emenda: "O problema é que quando se fala de samba, se está falando de pagode também. Mas meu pulo é outro, é com a história do samba, com Ataulfo Alves e Clementina de Jesus".
Outra novidade: Itamar estreará como ator de cinema, em "João de Camargo", de Paulo Betti.
Enquanto as novidades não vêm, Itamar centra o repertório de hoje e amanhã em canções já conhecidas dos frequentadores de seus shows, levadas pelo trio Gigante Brasil, Luiz Chagas e Zé Natálio.
Entre elas, contam-se "Abobrinhas Não", "Banzo", "Je T'Aime Mais Que o Jérome", mais reinterpretações de Ataulfo Alves, Djavan e Sandra de Sá.

Show: Itamar Assumpção Onde: Piccolo Espaço Cultural (r. Girassol, 323, Vila Madalena, tel. 011/870-5884) Quando: hoje e amanhã, às 22h Quanto: R$ 20 (ingresso e consumação)


Texto Anterior | Próximo Texto | Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.