UOL


São Paulo, segunda-feira, 20 de janeiro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MODA

TEMPORADA

Karlla Girotto e A Mulher do Padre são os destaques desta 13ª edição, que terá concurso para novos estilistas

"Novíssimos" estrelam Casa de Criadores

ERIKA PALOMINO
COLUNISTA DA FOLHA

Depois dos 13 desfiles do Amni Hot Spot, na semana passada, continua a temporada de lançamentos de moda para o outono-inverno 2003. O foco agora está nos novíssimos estilistas da Casa de Criadores, que começa hoje e vai até o dia 23 no shopping Frei Caneca (r. Frei Caneca, 569, Cerqueira César, São Paulo).
É a 13ª edição do evento, e com cara de tinta fresca. Não somente por sua locação (a anterior ocupava um galpão no estacionamento do shopping Eldorado), mas por alguns de seus participantes serem legítimos desconhecidos.
Por sua natureza, a moda busca incessantemente o novo e é isso que faz a força deste evento. Muitos podem achar que esta edição está esvaziada ou fraca, já que boa parte dos expoentes migrou para outras praias.
Entre as baixas recentes, Mareu Nitschke e Marcelo Quadros estréiam nesta temporada na São Paulo Fashion Week (que começa dia 27), a Maria X Madalena passa a desfilar no Fashion Rio; Simone Nunes brilhou no Amni Hot Spot, como os talentosos Giselle Nasser e Eduardo Inagaki.
Assim, a grande estrela é mesmo Karlla Girotto, 25, em seu terceiro desfile, talvez o maior talento surgido na moda brasileira pós Alexandre Herchcovitch, uma inquieta e intelectualizada criadora, que aos 4 anos de idade fazia roupas para coelhos, com a caixinha de costura que ganhou da avó.
Nesta coleção, batizada "O Vôo para o Escuro", Karlla trata de loucura e racionalidade. "E de sobre como quebrar regras impostas", diz Karlla, que em algumas peças trabalhou com o tecido pendurado num cabide.
O outro nome mais conhecido do público é A Mulher do Padre, que chama a atenção com seus desfiles divertidos. "Estamos encarando como um recomeço", diz o diretor André Hidalgo.
O evento conta também com um dia -o primeiro- destinado a novíssimos. Estréiam Paulo Carvas, estilista da marca de jeanswear Vício; o pernambucano Gustavo Silvestre; a marca TWD (Third World Designer), de Cacá di Guglielmo, egresso da cena clubber; a estilista Pi Luchezi, assistente de Mareu Nitschke, e Carina Duek, filha de Tufi Duek.
Formada em moda, ela estagiou na Triton e na Zion Girl. "Meu estilo não cabia na Triton, por isso resolvi ir atrás da minha própria história", conta a estilista, que diz estar fazendo tudo sozinha.
Como o evento é só para convidados, os visitantes do shopping poderão acompanhar os desfiles por um telão, montado pela Nokia (patrocinadora do evento). Um concurso de novos talentos faz parte da ação, destinada a revelar profissionais da moda. Os interessados devem acessar o site www.casadecriadores.com.br. Os vencedores vão participar da próxima edição.



Texto Anterior: "Araã!": Escritor mineiro estréia na prosa com saudade
Próximo Texto: Artes plásticas: MAM retoma década de 80 com interação
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.