UOL


São Paulo, segunda-feira, 20 de janeiro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ESPECIAL

Músicas de Elvis são iscas na TV Bandeirantes

EDSON FRANCO
EDITOR DE VEÍCULOS E CONSTRUÇÃO

Elvis Presley (1935-1977), responsável maior pelo fato de hoje ser corriqueiro assistir a filmes estrelados por gente como Madonna ou David Bowie, é objeto de um festival que a Band exibe de hoje a sábado, às 22h15.
Se a intenção fosse avançar nos méritos cinematográficos dos filmes programados, este texto não chegaria ao terceiro parágrafo. Até porque "King Creole" (de 1958), única película estrelada pelo rei do rock que rende cinco minutos de conversa, está de fora.
A mostra se restringe a cinco exemplos da produção que Presley registrou na primeira metade dos anos 60. São eles "Garotas e Mais Garotas" (62, hoje), "Feitiço Havaiano" (61, terça), "Carrossel de Emoções" (64, quarta), "O Seresteiro de Acapulco" (63, quinta) e "No Paraíso do Havaí" (65, sexta). No sábado, a emissora exibe um documentário com direito a imagens de um tributo em que Bono Vox, Eric Clapton, Bruce Springsteen e B.B. King revisitam canções eternizadas por Presley.
E são as canções as principais iscas dos filmes que a Band programou. Mas elas não escondem o quanto o fato de ter virado um fantoche nas mãos de seu produtor, o coronel Tom Parker, fez do cantor um dos maiores canastrões da história do cinema.
E Presley não tinha muito como protestar contra a reprodução levemente alterada dos plots. Apesar de canhestros, os roteiros -principalmente dos filmes de hoje e de amanhã- alimentavam as filas nas bilheterias.
E, assim, lá ia ele se envolver com as mulheres erradas até descobrir o amor da sua vida, trocar um ou outro sopapo com inimigos inescrupulosos, despejar canções. O que varia é a ocupação do personagem principal: de hoje a sexta, o espectador verá, na ordem, um pescador, um herdeiro de uma fortuna que se emprega em uma agência de turismo, um cantor de boteco, um trapezista e um piloto de helicóptero.
Para quem não é fã doente, além de hits como "Can't Help Falling in Love" e "Bossa Nova Baby", vale conferir o esplendor das atrizes Barbara Stanwyck, Raquel Welch e Ursula Andress.


Festival Elvis Presley
  

Quando: hoje a sáb. às 22h15, na Bandeirantes



Texto Anterior: Música: Canção que teria reunido Lennon e Jagger irá a leilão
Próximo Texto: Televisão: Detetive Charlie Chan ganha retrospectiva
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.