São Paulo, sexta-feira, 20 de janeiro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

POPLOAD

A moda é rock

LÚCIO RIBEIRO

COLUNISTA DA FOLHA

Tirando a organização do show do U2, quem acha que o "pandemônio dos ingressos", mais conhecido como "Monday, Bloody Monday", foi surpreendente? E você pensa que este contingente inédito de bandas internacionais desembarcando para apresentações aqui é porque o Brasil definitivamente "entrou na rota do rock"? Duas coisas: o rock, veja você, é moda. E até a moda, pode olhar, é rock. O Fashion Week, por exemplo, está total rock'n'roll. Depois de anos seguindo a linha romântica, a moda retoma o preto, as correntes, a maquiagem algo gótica, a "calça Mick Jagger", hoje também conhecida como "calça Strokes", de pernas bem justas. O estilista Alexandre Herchcovitch apresentou as "princesas renascentistas do rock". A Zoomp promoveu o desfile punk rock com couro, saias curtas, salto plataforma com correntes. A Melissa armou a coleção Rock n'Love e tem botado para tocar, em seu espaço-garagem no SPFW, uma série de bandas de meninas, como Cansei de Ser Sexy, Biônica e a cantora Karine Alexandrino. A Ellus, se nada saiu fora do combinado, também foi buscar no vigoroso rock independente o som de sua nova coleção, exibida ontem à noite. O Wry, banda brasileira radicada em Londres, iria tocar rock alto para os ocupantes da fila A, durante o desfile da marca. Hoje, no novo centro cultural Studio SP (www.studiosp.org), acontece a festa "A Moda É Rock", também com shows do Wry mais Ludovic e Os Telepatas. E este colunista foi chamado para discotecar o som das bandas que aparecem constantemente neste espaço. A festa, parece, vai entrar no calendário da casa. O rock vem namorando a moda faz tempo, mas o relacionamento ficou bem sério desde que o badalado dândi Heidi Slimane, estilista da Dior Homem e fotógrafo, redefiniu a moda masculina nos últimos anos desde que cismou em acompanhar o novo rock britânico bem de perto.
Slimane vestiu o ultrafashion Franz Ferdinand em turnê, publicou livro recentemente sobre o quanto é cool e estiloso seu "afilhado" polêmico Peter Doherty e não vai descansar até botar sua fita métrica em cima do grupinho Arctic Monkeys, a atual grande sensação inglesa do rock.
Falando em Doherty, ele e a ex(?)-namorada Kate Moss regravaram a música do filme "A Bela e a Fera" em francês, para um número recente da "Vogue" francesa, com Moss na capa. A música, que deve fazer parte do próximo álbum do Babyshambles, seria encartada nesse especial.
Já o estilista americano Marc Jacobs arrancou Meg White da bateria do White Stripes para estrelar sua futura linha de roupas. Jacobs já trabalhou com Sonic Youth e Stephen Malkmus (ex-Pavement). E Meg, que será a musa da campanha publicitária das novas roupas de Jacobs, dá assim um "troco" enviesado em Jack White, seu irmão/ ex-marido, que recentemente se casou com uma supermodel, Kate Elson.

Franz Ferdinand extra
Mais sobre os shows mais tumultuados dos últimos tempos. A adorada banda escocesa Franz Ferdinand, que vem à América do Sul para abrir as apresentações do U2, confirmou quarta um show extra na Argentina. A banda estaria reunida ontem em Londres com os agentes da turnê do U2 para tratar de seus possíveis concertos solo. Parece que o combinado é que um show extra no Brasil (SP? Rio?) será anunciado assim que se esgotarem os ingressos para o segundo show do U2, que começam a ser vendidos dia 27.


@ - lucio@uol.com.br

Texto Anterior: Mônica Bergamo
Próximo Texto: Panorâmica - Teatro: Prêmio Shell define finalistas de São Paulo
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.