São Paulo, quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Cds

Instrumental
A Viagem de Villa-Lobos
PROJETO B
Gravadora: Selo Sesc SP;
Quanto: R$ 25, em média;
Avaliação: bom

Com caprichados desenhos de Manu Maltez, o CD-livro traz algumas obras de Villa-Lobos (como "Alma Brasileira", "A Boneca de Pano" e um par de estudos para violão) adaptadas para sexteto instrumental, ao lado de composições próprias de alguns dos jovens integrantes do Projeto B, que é formado por Yvo Ursini (guitarra), Leonardo Muniz Corrêa (saxofone e clarinete), Vicente Falek (piano e sanfona), Amílcar Rodrigues (trompete), Henrique Alves (baixo) e Maurício Caetano (bateria).
POR QUE OUVIR: Leitura livre do legado de Villa-Lobos, dentro da linguagem da música instrumental brasileira. (IRINEU FRANCO PERPETUO)

MPB
Minha Alma Canta
ANTONIO CARLOS JOBIM
Gravadora: Jobim Biscoito Fino;
Quanto: R$ 34,90;
Avaliação: regular

Tom interpreta, ao piano e quase sempre cantando, temas de, entre outros, Noel Rosa ("João Ninguém" e "Três Apitos"), Dorival Caymmi ("Milagre" e "O Bem do Mar"), Ary Barroso ("Pra Machucar Meu Coração" e "Na Batucada da Vida") e Edu Lobo ("Choro Bandido" e "Valsa Brasileira"). Todas as 14 faixas são participações de Jobim na irregular série Songbooks, produzida e lançada por Almir Chediak (1950 - 2003) a partir de 1991. É claro que, musicalmente, o material vale muito mais do que o "regular" anotado acima. Mas é absurdo que uma simples coletânea de gravações antigas -não há nada inédito nela- chegue ao consumidor por preço tão absurdo.
POR QUE OUVIR: Registros de Tom trabalhando sobre canções alheias são raros. E, muitas vezes, reveladores das próprias canções. (MARCUS PRETO)


Texto Anterior: Música - Crítica/"O Cravo Bem Temperado: Piano de Maurizio Pollini em obra de Bach é quieto e denso
Próximo Texto: DVDs
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.