São Paulo, quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

Texto Anterior | Índice

"Não havia obsessão com magreza", diz Naomi

Para top model inglesa, moda deixou de aceitar a individualidade e diversidade das modelos

EVA JOORY
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

A top model inglesa Naomi Campbell passou dois dias no Brasil, fotografando a campanha da marca Morena Rosa, substituindo Grazi Massafera.
Às vésperas de completar 40 anos (em 14 de abril), e de comemorar 25 anos de carreira, Campbell falou à Folha sobre a era das supermodelos e a magreza excessiva das modelos.

 


FOLHA - O que mudou na moda desde as supermodelos?
NAOMI CAMPBELL - Tudo mudou. Nós fomos extremamente abençoadas. Éramos uma turma de mulheres certas no momento certo. O que nos ajudou foi que éramos amigas, ajudávamos umas às outras. Não havia competição entre nós.

FOLHA - Vocês sofriam pressões para ficarem magras?
NAOMI - De jeito nenhum. Nos anos 90, não havia essa celebração das androginia que existe hoje, éramos bem femininas, tínhamos curvas, peitos. Não havia na moda essa obsessão com a magreza. As meninas hoje têm que estar bem preparadas psicologicamente, porque da mesma maneira que há magreza, há a obesidade. Na maioria das vezes, essas garotas são sozinhas, não têm estrutura nem família por perto. É fácil enlouquecer com essa história. Na nossa época, éramos tratadas como indivíduos, não precisávamos ser iguais. Porque as mulheres são diferentes, têm formas e energias diferentes.

FOLHA - O que falta para ampliar a inclusão de modelos negros na moda?
NAOMI - As pessoas não conseguem enxergar que nossa cultura é pop, um mix de etnias, de cores. É preciso que as pessoas aceitem as diferenças. Até hoje não se vê negros nas campanhas de moda. No ano passado, isso ficou bem evidente, nenhuma negra esteve em publicidade de moda. Esse assunto não é para ser algo momentâneo, é para a vida toda. Deveria ser um estilo de vida.


Texto Anterior: Iodice cria Amazônia dark em coleção acessível
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.