São Paulo, segunda-feira, 20 de fevereiro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

"Brokeback..." monopoliza Bafta

DA REPORTAGEM LOCAL

"O Jardineiro Fiel", dirigido pelo brasileiro Fernando Meirelles, ganhou apenas em uma das dez categorias a que tinha sido indicado ao Bafta, o prêmio anual da indústria cinematográfica britânica, ocorrido ontem. "O Segredo de Brokeback Mountain", de Ang Lee, foi o grande ganhador da noite, com quatro troféus.
Atualmente em cartaz nos cinemas brasileiros, "Brokeback Mountain" é um western que aborda o relacionamento de dois caubóis homossexuais. A produção ganhou os prêmios de melhor filme, diretor, roteiro adaptado e ator coadjuvante (para o norte-americano Jake Gyllenhaal).
Já "Jardineiro Fiel" levou apenas na categoria montagem. A adaptação do romance homônimo de John LeCarré concorria, entre outros, a melhor filme, ator (com Ralph Fiennes), atriz (Rachel Weisz, que ganhou o Globo de Ouro com o papel) e diretor.
Philip Seymour Hoffman ganhou como ator principal (por "Capote"), enquanto Reese Witherspoon foi escolhida a melhor atriz (por Johnny & June").
"Quando começamos a fazer o filme, imaginávamos que seria como uma pequena jóia. Agora tornou-se uma grande jóia", disse Ang Lee nos bastidores da premiação. "Brokeback Mountain" está cotado para levar várias das principais estatuetas do Oscar (concorre em oito categorias), que acontece em 5 de março, no Kodak Theatre, em Los Angeles.
"Memórias de uma Gueixa", de Rob Marshall, ganhou três prêmios: trilha sonora, figurino e fotografia. Já "Boa Noite e Boa Sorte", dirigido por George Clooney, também saiu da festa sem nenhum prêmio.


Texto Anterior: Ciclo analisa vida e obra de Capote
Próximo Texto: Tv: "Reality show" encara diferenças raciais
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.