São Paulo, sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

crítica

Disco aponta para mudança de rota no som

THIAGO NEY
DA REPORTAGEM LOCAL

Se não arrisca tanto como na conversão norte-americana (realizada com o disco "The Joshua Tree", 1987) e na convergência com a eletrônica ("Achtung Baby", 1991), em uma nova guinada artística o U2 pelo menos se levanta do trono de "maior banda da Terra" e faz algum exercício físico.
É o U2 de "No Line on the Horizon", o 12º álbum de estúdio da banda irlandesa. "No Line on the Horizon", a faixa-título, é carregada da tensão que dava o tom à banda nos anos 80. Esse sentimento continua em "Magnificent", mas com uma orquestração suspeita.
Na balada meio épica "Moment of Surrender", Bono não se segura e coloca sua voz em primeiro plano. Em "Unknown Caller", quem manda é The Edge, que aparece com suas características notas de guitarra: contidas, mas marcantes.
O U2 é uma banda curiosa: engajada, séria, dedicada a traduzir o mundo. Mas capaz de criar bobagens nonsense como "I'll Go Crazy If I Don't Go Crazy Tonight". Que dá lugar a "Get On Your Boots", talvez a única faixa que pareça com o U2 mais recente: rock inofensivo, bom para ouvir na espera do dentista.
Em "Stand Up Comedy", Edge toma as rédeas com uma guitarra funk. Após um misterioso e climático início, "Fez" remete ao Marrocos e ao U2 do início dos anos 80.
"White As Snow", lenta, serve para Bono se lamentar; contrasta com "Breathe": quase um hino. "Cedars of Lebanon", balada pontuada por uma bateria marcante, encerra o disco.


NO LINE ON THE HORIZON

Artista: U2
Lançamento: Universal
Quanto: indefinido (nas lojas brasileiras em 3 de março)
Avaliação: bom



Texto Anterior: O novo U2
Próximo Texto: Crítica/"Quem Quer Ser um Milionário?": Boyle força a mão e transforma a Índia em esgoto a céu aberto
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.