São Paulo, domingo, 20 de fevereiro de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Cenas de tortura podem ser vistas no Youtube

DE SÃO PAULO

Em um porão escuro, um casal de jovens militantes é instado a falar sobre quem são seus companheiros de "bando", uma dissidência do Partido Comunista.
"Deixa a gente ir embora, as nossas filhas estão precisando da gente", diz o homem, para em seguida saber que as filhas já haviam sido levadas pelos militares para um lugar não informado.
Essa é uma das cenas de "Amor e Revolução" que já podem ser vistas desde o começo do mês, quando foram parar no YouTube.
Sobre esse vazamento das cenas, que teriam sido roubadas de um dos computadores do SBT, o autor diz ter tomado um susto, embora esteja contente com a repercussão toda.
"Uma das minhas preocupações é que só vazaram cenas de tortura", afirma Tiago Santiago. "Dá a impressão de que a novela é muito violenta", diz.
Embora ainda não tenha recebido classificação indicativa pelo Ministério da Justiça, o SBT já bateu o martelo sobre o horário de exibição da novela, após as 22h30.
"A novela não escapa de heróis e vilões. Os vilões serão os torturadores e os heróis, aqueles que lutam pela liberdade", afirma Santiago.

NUDEZ
O diretor da novela, Reynaldo Boury, diz que procurou se basear, principalmente, nos depoimentos de pessoas que sofreram tortura para recriar o clima das cenas.
"Muitas mulheres contam que ficavam nuas. A gente tirou o máximo de roupa que deu, mas tivemos que suavizar um pouco", contou.
Algumas cenas têm atores sendo torturados com roupas íntimas. "Tem um limite para a televisão, e acho que chegamos bem perto desse limite", diz o diretor.
Os cenários e acessórios de tortura, como uma cadeira que dá choques e um pau de arara, imitam os que estão nas dependências do Museu da Resistência, que funciona no prédio do antigo presídio Tiradentes, em São Paulo.
Foi lá, por exemplo, que a presidente Dilma Rousseff ficou presa.(VM)


Texto Anterior: SBT mistura amor e ditadura em novela
Próximo Texto: Tudo sobre Carmen
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.