São Paulo, quinta-feira, 20 de março de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Público vota em filme com questões polêmicas

MARCO AURÉLIO CANÔNICO
DA REPORTAGEM LOCAL

Assista ao filme, pense na polêmica, vote: é esse modelo de cinema interativo, um projeto conhecido como DemoKino, que chega hoje a São Paulo. Criado pelo artista esloveno Janez Jansa e já apresentado em mais de 30 cidades do mundo todo, o DemoKino se define como um "parlamento virtual", um "filme interativo antiespetacular, que se desenvolve de acordo com seu voto".
Ele consiste de uma série de oito curtas, com um total de 75 minutos, nos quais um jovem reflete sobre temas polêmicos do mundo moderno a partir da situação do cotidiano -coisas como o aborto, a clonagem e os downloads ilegais.
Após cada curta, os espectadores, por meio de um controle remoto, votam a favor ou contra cada tema. O número de participantes, no entanto, é limitado (são apenas 50 votantes e menos de cem na platéia).
É claro que, como qualquer pessoa que conheça pesquisa sabe, o modo de perguntar pode influenciar a resposta, e isso acontece em alguns vídeos -no que fala sobre comida transgênica, por exemplo, tem-se a questão "é apropriado patentear o patrimônio genético de criaturas vivas, ou não?". No debate sobre os downloads ilegais, pergunta-se "é melhor salvaguardar os direitos do autor ou a disseminação de idéias?".
De qualquer modo, a experiência da interatividade e do debate aberto é interessante. Quem quiser tentar em casa pode assistir aos vídeos e votar no site www.demokino.net.


DEMOKINO
Quando:
hoje, às 20h
Onde: Tuquinha (r. Monte Alegre, 1.024, tel. 0/xx/11/3670-8453)
Quanto: grátis; inscrições pelo site www.netart.incubadora.fapesp.br


Texto Anterior: Resumo das novelas
Próximo Texto: Contardo Calligaris: O moralizador
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.