São Paulo, quinta-feira, 20 de março de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Vinho

Vinícola gaúcha entra em grupo dos vinhos finos

JORGE CARRARA
COLUNISTA DA FOLHA

As adegas do Rio Grande do Sul continuam entrando firme no mundo dos vinhos finos. Uma das que enveredaram por esse caminho foi a Vinícola Perini.
Benildo Perini, membro de uma família dedicada à vitivinicultura, é um dos seus proprietários. Seu pai, João Perini, já elaborava vinhos para a cooperativa local.
Ao sucedê-lo, em 1970, Benildo decidiu comercializar seus próprios vinhos, criando a Vinícola Jota Pe -focada nos vinhos comuns, de cepas americanas (como a isabel).
Em 1996, a firma iniciou um novo ciclo, lançando os Casa Perini, uma linha de vinhos elaborados com variedades nobres. Sinal talvez da nova etapa, a casa mudou o seu nome em 2002 para Vinícola Perini. Hoje, Benildo continua no comando, junto da mulher, Maria do Carmo, e os vinhos Jota Pe seguem fortes.
Mas a casa já tem 50 hectares de variedades européias (a maior parte delas assentada nas colinas que rodeiam a cantina, no Vale Trentino, em Farroupilha), e cerca de 550 mil garrafas por ano levam o rótulo Casa Perini.
Os enólogos Cleber Andrade (ex-Aurora, ex-Martini-Baccardi) e Leandro Santini assinam os vinhos, um conjunto agradável (e com boa performance para o seu preço) que merece ser conferido.
Na ala dos espumantes, menção para dois Brut, um branco, de uvas chardonnay, com boa fruta e acidez (86/100), e o Rosé (pinot noir, chardonnay, merlot e gamay), leve, com toques de geléias e frutas vermelhas (86/100, os dois R$ 23,50).
No canto dos tintos, destaque para dois: o Barbera 2005 (redondo, com sabor que combina fruta, couro e chocolate, 87/100) e o Marselan 2006, outro rubro macio e frutado, temperado com leves pinceladas de baunilha (87/100, ambos R$ 21,50; todos os vinhos à venda no Empório Narciso, tel. 0/xx/11/3338-1813).


O colunista JORGE CARRARA viajou ao Rio Grande do Sul a convite da Vinícola Perini


Texto Anterior: Tentações
Próximo Texto: Nina Horta: O milagreiro e um presságio
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.