São Paulo, quarta-feira, 20 de abril de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TELEVISÃO

Globo escala autor reserva de Glória Perez

Márcio de Souza/TV Globo
ÍNDIO Julia Lemmertz e Priscila Fantin gravam as primeiras cenas de "Alma Gêmea", próxima novela das 18h, em Carrancas (MG); Fantin será Serena, filha de índia com garimpeiro, que cresce em aldeia

DANIEL CASTRO
COLUNISTA DA FOLHA

O diretor-geral artístico da Globo, Mário Lúcio Vaz, escalou um teledramaturgo para trabalhar como um reserva de Glória Perez, autora de "América".
Esse autor, que é uma mulher e tem seu nome mantido em sigilo, está de "stand by" para substituir Perez somente em caso de emergência, como doença ou acidente.
Como Glória Perez escreve a novela das oito sozinha, trata-se de uma medida de segurança. A Globo não pode prescindir de seu principal produto de audiência e faturamento por causa da ausência por força maior de seu autor.
O "autor acompanhador", como alguns chamam o reserva, tem assistido a todos os capítulos de "América", lido seus roteiros e recebido estudos sobre a novela. Em tese, está pronto para assumi-la sem alterar os rumos da trama.
A figura do reserva, que só veio à tona em 2002, é acionada quando uma novela que é escrita por alguém que trabalha sozinho apresenta problemas. Foi o que aconteceu com Benedito Ruy Barbosa, que, doente, teve que ser afastado de "Esperança", que ia mal no Ibope e era gravada no dia em que ia ao ar. O "acompanhador" era Walcyr Carrasco.
"América", que estreou há cinco semanas com 56 pontos de média e viu sua audiência despencar (anteontem, deu 42), passa por crise. Na semana passada, seu então diretor de núcleo, Jayme Monjardim, foi afastado por divergências com Glória Perez.

OUTRO CANAL

Pegadinha 1 Começou a circular na internet corrente de e-mails com uma falsa entrevista com Diogo Boni, irmão de J.B. de Oliveira, o Boninho, diretor de "Big Brother Brasil". Na "entrevista", que traz o logotipo e o padrão gráfico do site da revista "IstoÉ", são atribuídas a Boni declarações de que o "reality show" da Globo foi manipulado e de que todos os participantes sabiam que Jean seria o vencedor.

Pegadinha 2 No final da falsa entrevista, há um link para o "material completo". Segundo a "IstoÉ", quem acessa o link tem seu micro invadido por um vírus. A revista publicou em seu site alerta sobre o vírus e sobre a falsidade do material. Não é a primeira vez que o "BBB" é usado para espalhar vírus eletrônicos.

Culpa A nova novela das sete da Globo, "A Lua me Disse", estreou anteontem com 32 pontos, uma das menores médias de estréias do horário. O mau desempenho é atribuído à sua antecessora, "Começar de Novo", que derrubou o ibope das 19h da casa dos 40 para a dos 30. A Globo aposta que "A Lua" tende a subir.

Caixa Era merchandising da Petrobras a exibição de orquestra patrocinada pela estatal no primeiro capítulo de "A Lua me Disse".

Uísque O SBT fez festa anteontem para comemorar a audiência e o fim das gravações de "Esmeralda". Para o elenco, foi uma festa de "não-lançamento". A novela não teve festa quando estreou.


E-mail - daniel.castro@uol.com.br

Texto Anterior: José Simão: Vaticano urgente! Mais um alemão pro pódio!
Próximo Texto: Programação de TV
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.