São Paulo, domingo, 20 de abril de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Filme registra única banda de metal iraquiana

DA REPORTAGEM LOCAL

Enquanto militares norte-americanos produzem rap, rock e country durante a ocupação dos EUA no Iraque, dois canadenses foram ao país do Oriente Médio documentar o cotidiano da única banda de heavy metal formada no local.
"Heavy Metal in Baghdad" persegue o grupo Acrassicauda (escorpião negro, em latim) de 2003, logo após o início da intervenção norte-americana no Iraque, até 2006, quando a banda se radicou na Turquia, depois de receber ameaças.
A banda foi formada em 2000 por cinco amigos que moravam em Bagdá. Em 2003, a revista americana "Vice" fez reportagem com o Acrassicauda. A publicação decidiu transformar a história do grupo em filme e bancou os custos da produção. Os diretores são Suroosh Alvi e Eddy Moretti -e Spike Jonze, diretor de "Adaptação", é o produtor executivo.
Difícil não é montar uma banda de rock no Brasil -difícil é não poder ensaiar porque um míssil atingiu a van que levava seus equipamentos; ou porque todos os dias há um toque de recolher às 19h.
A banda conseguiu fazer apenas seis shows em Bagdá, dois em Damasco (Síria), para onde eles seguiram após receberem ameaças de morte de fundamentalistas religiosos iraquianos, e um na Turquia.
Informações: www.heavy metalinbaghdad.com. (TN)


Texto Anterior: Marcha, soldado!
Próximo Texto: Frase
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.