São Paulo, segunda, 20 de abril de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TELEVISÃO
Herval Rossano deixou "Você Decide" e "Corpo Dourado" passou a ser dirigida por Marcos Schetchman
Troca de diretores causa tensão na Globo

ANNA LEE
da Sucursal do Rio

O clima nos corredores da Rede Globo é tenso. Funcionários da emissora estão aguardando o anúncio de mais mudanças pela dupla de diretores-gerais de Criação da emissora, Daniel Filho e Carlos Manga.
Na semana passada, Herval Rossano foi afastado da direção-geral do "Você Decide", e Flávio Colatrello foi substituído por Marcos Schetchman na direção-geral da novela "Corpo Dourado".
Esta semana já começa com o anúncio de novidades: o programa "Você Decide" passa a fazer parte do núcleo do diretor Wolf Maya, e o programa do Faustão será dirigido por Roberto Talma a partir de maio e gravado em São Paulo.
"O que causa tensão é a maneira de o Daniel comunicar suas decisões. Ele fala de uma hora para outra, e muitas vezes só manda recado. Isso deixa as pessoas sob expectativa, tudo pode acontecer. Todo mundo sabe que ele sempre quis o lugar do Boni, mas não está sabendo fazer as coisas. O Boni tinha mais tato para lidar com seus subordinados", disse à Folha um diretor da Globo, que pediu para não ser identificado.
O motivo das mudanças seria o objetivo da emissora de manter audiência sem perder a qualidade. "Vamos mostrar que podemos fazer uma televisão líder de audiência, sem para isso ter que baixar nosso padrão de qualidade", disse a superintendente-executiva da Globo, Marluce Dias da Silva, durante o lançamento da programação 98 da emissora.
Colatrello teria sido afastado por não estar conseguindo manter a novela na marca de 45 pontos no Ibope.
No "Você Decide", a questão também parece ter sido a guerra pela audiência -apesar de Rossano atribuir sua destituição ao fato de não ter concordado com a decisão do Comitê de Programação, presidido por Marluce, de fazer um rodízio entre o diretores de núcleo no programa.
Haverá uma disputa entre os dez diretores de núcleo de Wolf Maya para ver quem consegue fazer o episódio de "Você Decide" com maior audiência. No final de dez programas, o diretor e o autor vencedores ganharão uma passagem para Nova York ou Paris.
Rossano já tinha sido substituído na direção-geral do "Vídeo Show" por José Bonifácio de Oliveira (Boninho), quando foi estruturada a grade da nova programação. Atualmente seu núcleo não é responsável por nenhuma atração da emissora.
Daniel Filho está apostando na volta para a Globo de Roberto Talma, que vai dirigir o "Domingão do Faustão", para tentar resolver o problema da disputa pela audiência nas tardes de domingo. A briga começou em outubro do ano passado, quando o SBT mudou sua programação e passou a liderar o horário.
Agora, a Globo, além do programa de Gugu Liberato, do SBT, tem que se preocupar com o "Ratinho Show", da Record, e o "Domingo Total", da Manchete, que também entraram na disputa pela audiência dominical.
Roberto Talma produziu grandes sucessos de audiência na Globo, na época em que Daniel Filho era diretor da Central Globo de Criação, entre eles a novela "Água Viva", de 80, e a minissérie "Anos Dourados", de 86.
Será também dele a responsabilidade de produzir os megashows que a Globo pretende fazer dentro do projeto "Brasil 500". O primeiro acontece no próximo sábado, no Sambódromo de São Paulo.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.