São Paulo, sábado, 20 de maio de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TELEVISÃO

E! conta a verdadeira história dos Monkees

DA REPORTAGEM LOCAL

Em meados dos anos 60, os britânicos Beatles haviam conquistado a América e se preparavam para ser, nas palavras de John Lennon, "mais populares do que Jesus Cristo". Os norte-americanos logo decidiram reagir, lançando o que seria a contrapartida ianque aos Beatles: os Monkees.
A banda, surgida em 64, é tema do "E! True Hollywood Story" de hoje, que vai ao ar às 14h. O curioso é que a trajetória dos Monkees é totalmente distinta da dos quatro garotos de Liverpool.
Enquanto os Beatles primeiro atingiram as paradas de sucesso para depois se lançarem no cinema, com o longa "A Hard Day's Night", os Monkees foram concebidos como um projeto televisivo.
Seus quatro integrantes, David Jones (vocais), Michael Nesmith (guitarra) Micky Dolenz (bateria) e Peter Tork (baixo), formaram a banda ao responder a um anúncio publicado pela Screen Gems na revista "Variety" em busca de músicos de rock e de folk para protagonizar um seriado de TV. Responderam ao reclame até mesmo músicos hoje conceituados, como Stephen Stills.
Assim como vários grupos da atualidade, os Monkees foram, em princípio, um grupo de laboratório. A banda que gravava os compactos não era a mesma que aparecia tocando no seriado. Nos primeiros discos da banda, eram creditados como Monkees.
O especial mostra que, aos poucos, os quatro rapazes, que eram músicos de talento, foram exigindo mais espaço, mas sempre foi uma queda-de-braço em que os produtores e empresários costumavam levar a melhor. Com esforço, o guitarrista Nesmith passou a incluir composições suas nos lados B de compactos.
Quando finalmente conquistou liberdade, apresentando-se ao vivo sem playback, o grupo foi pesadamente atacado pela crítica especializada.
Hoje, no entanto, os Monkees são reverenciados como um grupo cult, e até mesmo os punks do finado Sex Pistols os reverenciaram gravando o antigo sucesso da banda "Stepping Stone".
A banda também incursionou pelo cinema, com o filme-cabeça "Head", bem mais ousado e psicodélico que as produções protagonizadas pelos Beatles. (BG)

Texto Anterior: Mondo Cannes
Próximo Texto: Panorâmica: Noivo de Madonna é preso
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.