São Paulo, segunda-feira, 20 de maio de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MÔNICA BERGAMO

VINICIUS DE MORAES

Em nome do pai

É como Picasso sem tintas, Ferrari sem gasolina, diriam os radicais, plagiando Gay Talese. O poeta Vinicius de Moraes sem cigarro numa mão e um copo de uísque na outra é coisa até esquisita. Mas os tempos mudaram e os herdeiros de Vinicius começaram uma campanha para evitar que sejam publicadas fotografias do poeta bebericando ou tragando um cigarrinho.

"O que tenho feito é pedir, diplomaticamente, que não usem essas imagens em excesso", diz Luciana de Moraes, uma das filhas do poeta. Não se trata de censura. "Jamais colocaríamos a questão para um jornal. Estamos evitando a publicação em materiais de cunho publicitário." A família detém os direitos de imagem do compositor, e Luciana acha que o pai aprovaria. "Estamos numa época de maior consciência."

O parceiro Toquinho concorda. "Vinicius é formador de opinião até hoje". Ele só admite que não vai ser assim tão fácil achar fotos de Vinicius sem o cigarro ou o copo. "Faziam parte do lado glamouroso da vida dele."

Queda-de-braço

O ex-presidente do Banco Central, Gustavo Franco, foi multado pela segunda vez pelo TCU, o Tribunal de Contas da União. Deve pagar R$ 10,9 mil por "morosidade" na apuração de fraudes cambiais e ausência de comunicação, ao Ministério Público, das irregularidades apuradas pelo BC.

Ele era diretor de assuntos internacionais quando foram descobertas fraudes em que bancos e corretoras fingiam que importavam mercadorias, depositando dólares no exterior pelo câmbio oficial. O dinheiro da operação "fantasma" voltava e era revendido no paralelo, bem mais elevado.

Franco diz que não só investigou, como aplicou multas milionárias nas corretoras. "Ninguém até hoje pagou nada. E agora o multado sou eu", diz. Ele vai recorrer da decisão.

PLANO B
Ainda Gustavo Franco: ele já decidiu em quem não vai votar nas próximas eleições: José Serra. Assim como Pedro Malan, ele vivia às turras com Serra no governo. Na semana passada, Franco jantou com o presidenciável Ciro Gomes e almoçou com Tasso Jereissati no Ceará. Saiu falando bem de Ciro.

PLANO A
Já Eduardo Jorge está plenamente integrado à campanha de Serra. Cumpre missões especiais de Fernando Henrique Cardoso.

PARA SEMPRE
Mônica Alves, ex-mulher do ex-candidato a vice-presidente Henrique Alves, comunicou aos amigos que os dois assinariam o divórcio nesta semana. Tarde demais. O processo em que ela o acusava de milionário já estava nas mãos da "Isto É".

ASA DELTA
A viagem de Fernando Henrique Cardoso à Espanha e ao Vaticano é a 42ª do segundo mandato. No primeiro, ele viajou 45 vezes, contra 14 de Itamar Franco, 21 de Fernando Collor, 35 de José Sarney, 21 de João Figueiredo, dez de Ernesto Geisel e três de Emílio Médici.

BELEZURA
Nicole Kidman foi eleita pela revista "People" a mulher com as pernas mais bonitas do mundo. Tom Cruise, seu ex, foi citado entre os "melhores braços".

O HORROR
Carolina Dieckmann ainda não se recuperou do trauma de ter mergulhado em 5.000 baratas no programa "Hipertensão", da TV Globo. Minhocas geladas também subiram por suas pernas.

Sem comer, emagreceu 3 kg. Anda acordando de madrugada para pentear o cabelo, como se as baratas estivessem grudadas.

Ao se ver na TV, dias depois da gravação, Carolina berrou sem parar.

EXÉRCITO
A filosofia de "agregar valores" também vale para o mundo das escovas. Os cabeleireiros Mauro Freire (que cuida das madeixas de Xuxa e Babi) e Wanderley Nunes (de Gisele Bündchen e Rodrigo Santoro) vão abrir um salão juntos na rua Oscar Freire. Mauro ficará responsável pelos cortes; Wanderley, pela administração.

CONCEITUAL
O artista plástico lituano MK Kähne trouxe mais de duas toneladas de bagagem para São Paulo. Nas malas, imensas caixas contendo banheiros, bares e até mala para transporte do próprio corpo. A parafernália será exposta a partir de amanhã na galeria Brito Cimino.

bergamo@folhasp.com.br

Com CLEO GUIMARÃES
E FÁBIO DE OLIVEIRA

CURTO-CIRCUITO

O Departamento de Voluntários do Hospital Albert Einstein é o primeiro na América Latina a obter a certificação NBR ISO 9001:2000, da Fundação Carlos Alberto Vanzolini, e comemora a conquista hoje, às 19h30, no hospital. O curta-metragem "Uma História de Futebol", de Paulo Machline, filme sobre a infância de Pelé indicado ao Oscar em 2001, será exibido hoje em duas sessões extras no Cine Eldorado: às 11h, para crianças, e às 20h, para convidados. É hoje o concerto da Orquestra Sinfônica de Munique com Coro, parte do Programa de Assinatura da Tucca 2002, às 21h, na Sala São Paulo.



Texto Anterior: Astrologia - Barbara Abramo
Próximo Texto: Televisão - Daniel Castro: TV pública vai pressionar candidato por verba
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.