São Paulo, sexta-feira, 20 de maio de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Especial foca grandes batalhas durante Guerra Civil Espanhola

Documentário mostra o conflito no país no começo do século 20

DE SÃO PAULO

Entre 1936 e 1939, a Espanha virou um país dividido. A cisão começou quando o governo, conhecido como Segunda República, foi derrubado por um grupo de generais conservadores, fato que culminou na ditadura de de Francisco Franco (1892-1975) e matou mais de 500 mil pessoas.
Em jogo estavam duas visões de como deveriam ser o país e o mundo. De um lado, os republicanos, próximos de várias vertentes da esquerda, de socialistas a anarquistas. Do outro, o fascismo espanhol.
"Grandes Batalhas da Guerra Civil Espanhola", mostra que o conflito foi mais do que uma querela doméstica. O embate foi chamado de "ensaio para a Segunda Guerra Mundial", já que incluiu a Alemanha nazista na frente de Franco e a URSS no lado republicano.
Armamentos e táticas que seriam essenciais no conflito que levou à derrocada de Hitler foram extensamente testados na Espanha. Maior símbolo disso foi o bombardeio da cidade basca de Guernica, realizado pela força aérea alemã, a Luftwaffe.

NA TV

Grandes Batalhas da Guerra Civil Espanhola
A Campanha Norte
QUANDO hoje, às 21h, no Eurochannel
CLASSIFICAÇÃO não informada


Texto Anterior: Televisão/Outro Canal - Keila Jimenez: Pânico deu mais de uma hora às tchecas
Próximo Texto: Melhor do dia
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.