São Paulo, quarta, 20 de maio de 1998

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Profissão é a que menos aparece e mais trabalha

especial para a Folha

Não são apenas os movimentos de música popular que são cíclicos. Seus produtores também nascem, atingem um pico e, por vezes, desaparecem. Ou alguém ainda se lembra de Lincon Olivetti?
Olivetti imprimiu, na década de 70, ao seu maior guru, Gilberto Gil, uma nova experiência. Saíram os tambores e os acústicos e entraram os teclados. Gil surgiu mais pop, mais dançante, influenciado por Earth, Wind & Fire, e menos exótico, primitivo, misterioso.
Parte da crítica acusou Olivetti de ter pasteurizado um dos ícones do tropicalismo.
Mas o público adorou, dançou suas músicas, e Gil nunca vendeu tanto em sua vida.
Liminha aparece, nos anos 80, para trazer sua experiência e técnica aos quase garotos do rock brasileiro. Arredondou o som de Titãs, Paralamas e outros. Introduziu conceitos ao pão-pão-queijo-queijo baixo, guitarra e bateria.
Os anos 90 foram diversos. Dudu Maroti e seu balanço Skank. Arto Lindsay e suas esquisitices. Jacques Morelembaum e a bagagem erudita. Mas alguns ditames permanecem.
O produtor é o que menos aparece e o que mais trabalha. E um produtor pode levantar uma banda ou acabar com um disco (que o diga o velho Tim Maia).
"Eu diria que, no Brasil, as gravadoras exploram ao máximo o produtor, até ele virar um bagaço. Os músicos e até a mídia se cansam do produtor. E destroem o cara", afirma Mitar Subotic, o Suba.
Ele diz que, no seu caso, cria um time com o artista. "Dois pensando como um só. Tem de virar uma unidade. Gosto das coisas mais sutis."
Para não virar suco, o produtor, segundo ele, deve variar. "Eu somo a minha linguagem com quem não tem nada a ver comigo. Formamos um terceiro elemento. Só hoje entendo Mestre Ambrósio. Teve uma faixa que me levou à loucura."
Para falar de outros produtores, Suba não economiza elogios. Olivetti é "um mestre saturado pela mídia". Liminha é "um deus". Lindsay é quem "mais tem coragem para embarcar no diferente". Morelembaum é um "arranjador maravilhoso". (MRP)



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