São Paulo, Quinta-feira, 20 de Maio de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

HOMENAGEM
Professora recebe título hoje em SP
Gilda de Mello e Souza vira emérita da USP

da Reportagem Local

A crítica de arte, ensaísta, escritora e professora de estética Gilda de Mello e Souza recebe hoje, às 14h, o título de professora emérita da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da Universidade de São Paulo.
Mello e Souza foi professora do Departamento de Filosofia da USP por 25 anos, até se aposentar no início dos anos 70.
Entre suas principais obras estão "O Tupi e o Alaúde", um dos trabalhos centrais sobre Mário de Andrade, e "O Espírito das Roupas", uma análise estética, psicológica e sociológica sobre a moda no século 19.
Esse último, considerado um dos livros mais importantes sobre a moda já produzidos no Brasil, foi sua tese de doutorado.
Como orientador desse trabalho, Mello e Souza teve um dos grandes pensadores franceses deste século, o sociólogo Roger Bastide, que chegou ao Brasil em 1938.
Logo depois, Gilda participou da criação da revista "Clima", por onde passaram os principais nomes da intelectualidade paulistana.
Entre eles, estava seu futuro marido, o crítico Antonio Candido, também emérito da USP.
(CEM)

O quê: outorga do título de professora emérita da USP a Gilda de Mello e Souza
Quando: hoje, às 14h
Onde: salão nobre do prédio da administração da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da Universidade de São Paulo (r. do Lago, 717, Cidade Universitária, São Paulo)



Texto Anterior: Verba da BBC é questionada
Próximo Texto: Debate: Fórum no Rio discute cinema
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.