São Paulo, terça-feira, 20 de junho de 2000


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Editora quer ser diletante, mas atraente

DA REDAÇÃO

"O grande barato" do dono da 7 Letras, Jorge Viveiros de Castro, como ele mesmo diz, é descobrir novos nomes. Mas não só esses estampam as páginas das revistas "Ficções" e "Inimigo Rumor", lançadas esta noite, junto com "Beijo na Boca".
Para citar uns poucos, a primeira, de prosa, tem, em seu quinto número, inéditos de Valêncio Xavier e Sérgio Sant'Anna, textos dos italianos Natalia Ginzburg e Italo Calvino; "Inimigo Rumor" nº 8 traz, além do especial sobre Cacaso (com inéditos, republicações e ensaios), poetas tão diversos como John Keats, Haroldo de Campos e García Lorca.
O lançamento de hoje marca também o começo da editora 7 Letras. A ex-Sette Letras foi "redesenhada" no começo do ano, ganhando novos nome e logotipo e uma maior preocupação com o aspecto gráfico.
"Ao privilegiar apenas o conteúdo, ficamos restritos, o próprio livreiro não compra", diz Viveiros de Castro, que, no entanto, defende o diletantismo como marca da editora. "O espírito amador permite lançar coisas de que gostamos." Mesmo se em pequenas tiragens. "É quase patético", diz dos números -800 exemplares para cada revista e mil para "Beijo".
Para expandir sua "bandeira poética", a casa está on line (www.7letras.com.br) desde 8 de junho. Ainda em definição, o site deverá trazer edições eletrônicas das revistas, mas também novidades literárias, seletas e inéditos que tenham ficado de fora das publicações.
E, como "poesia é um negócio difícil de funcionar comercialmente", Viveiros de Castro comemorava, na semana passada, as três primeiras vendas de sua editora na Internet: um exemplar de cada uma das revistas e um livro de poemas de Emily Dickinson.


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