UOL


São Paulo, sexta-feira, 20 de junho de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

"Abrimos a mente do público", afirma Plant

DA REDAÇÃO

"Acho que nós alargamos os limites do rock; fomos estimulados pela música de outros países. Todos nós no Zeppelin éramos... liberais. Ajudamos a abrir a mente do público e de outros músicos."
A declaração de Robert Plant serve como um prefácio para "How the West Was Won", o CD triplo que abarca os shows do Led Zeppelin no Los Angeles Forum e na Long Beach Arena, nos EUA, em junho de 1972.
Para os fanáticos, não bastam as cinco horas do DVD. Para os não tão fanáticos, o álbum é inestimável documento da força ao vivo da banda que usou o blues para colocar peso no rock and roll e abrir caminho para o heavy metal.
Mais do que em seus oito discos de estúdio -fora "Coda" (1982), coleção de canções não lançadas anteriormente-, era no palco que o quarteto britânico se diferenciava dos outros de sua época.
"How the West Was Won" (Como o Oeste Foi Conquistado, título apropriado para um CD que chegou ao primeiro lugar da "Billboard"...) ganha o topo também da (pouca) coleção oficial de discos ao vivo do Zeppelin (há também "The Song Remains the Same" e "BBC Sessions"). Pega a banda em seu período de auge, logo após o lançamento de seu quarto álbum.
Há a balada "Going to California", a imprescindível "Whole Lotta Love", a paulada "Moby Dick" -com John Bonham cometendo solo de bateria de 19 minutos-, os até hoje hits "Rock and Roll" e "Black Dog" e, sim, "Stairway to Heaven".
Nota-se a diferença entre o Zeppelin selvagem de 1972 e o Zeppelin de 1979 visto no DVD, mais "careta" e comportado. Após 1972 a banda enveredaria por sonoridades mais abrangentes, com influências indianas e até do rock progressivo -vistos em "Physical Graffiti" (75) e "Presence" (76). Foi entre "Led Zeppelin 1" e "Led Zeppelin 4" que o grupo formatou o som cru e vigoroso que serviria de influência para gente atual, como White Stripes.
Plant diz entender o fascínio que esse grupo exerce no público. "Eles [White Stripes] estão fazendo algo novo, sei disso. O que acontece é que os jovens esqueceram quais são as raízes do rock. E não falo sobre o Led Zeppelin; é antes de nós. White Stripes passa por várias épocas do rock e do blues. É uma coisa boa." (TN)


HOW THE WEST WAS WON. Artista: Led Zeppelin. Lançamento: Warner. Quanto: R$ 90.


Texto Anterior: Acerto de contas
Próximo Texto: Popload: Ele: Morrissey
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.