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São Paulo, sexta-feira, 20 de junho de 2003

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MÍDIA

Grupo Viacom interliga subsidiárias para divulgar novo filme de "Rugrats"

Empresa mobiliza braços para promover desenho

Associated Press/Paramount Pictures
Cena do filme "Rugrats Go Wild", cuja promoção envolverá diversas empresas do grupo Viacom


ALISON BEARD
DO ""FINANCIAL TIMES", EM NOVA YORK

Grandes empresas de mídia americanas andam demorando para colocar em prática as chamadas sinergias que prometeram durante a fase de mania por fusões entre companhias vivida nos anos 90. Iniciativas de partilha de conteúdo, vendas de anúncios atrelados e alguns esforços de promoção conjunta de produtos, tudo isso tem decolado apenas à custa de muito esforço.
Mas têm ocorrido exceções notáveis à regra, e uma delas deve atrair milhares de crianças americanas aos cinemas neste fim de semana. ""Rugrats Go Wild", filme que leva à tela personagens de dois desenhos animados da rede de TV Nickelodeon, pertencente à Viacom, será lançado amanhã nos EUA pela Paramount Pictures, o estúdio de cinema que também é propriedade da Viacom.
A rede de videolocadoras do grupo, Blockbuster, já abasteceu suas lojas de cartões promocionais do tipo que o cliente raspa e sente um cheirinho, para divulgar o filme que, dentro de algum tempo, vai vender em VHS e DVD.
As empresas irmãs Paramount Parks, operadora de parques temáticos, e National Amusements, uma cadeia de cinemas, já forraram seus parques e cinemas com cartazes dos Rugrats e outras parafernálias ligadas ao tema.
A editora Simon & Schuster, que faz parte do grupo, entregou quatro livros ""Rugrats Go Wild" às livrarias em 1º de maio. E a Nickelodeon lucra consideravelmente com licenciamento de brinquedos e roupas vinculados ao filme.
""É uma máquina que roda muito bem", diz Robin Corey, presidente da Simon Spotlight, o selo da Simon & Schuster dedicado a livros infantis baseados em personagens de cinema e televisão. ""Somos empresas irmãs. Todos nós temos um dever de fidelidade para com a Viacom. E a cada vez que um produto é vendido, ocorre a promoção acoplada de outro."
Como muitas de suas concorrentes, a Viacom teve bastante trabalho para conseguir que subsidiárias colaborassem em diversas áreas. Mas o sucesso de ""Rugrats" e outras franquias da Nickelodeon em diversas plataformas interligadas proporciona a Redstone e Mel Karmazin, o presidente e principal executivo operacional da Viacom, uma sinergia real da qual se gabar. Os primeiros dois filmes ""Rugrats", lançados em 1998 e 2000, renderam à Paramount mais de US$ 300 milhões em bilheteria.
A Nickelodeon não recebeu taxa alguma do estúdio e apenas uma porcentagem muito pequena dos lucros, mas beneficiou-se indiretamente com a promoção ""gratuita" de seu desenho animado e com o aumento das taxas de licenciamento obtidas para produtos Rugrats ligados aos filmes.
Desde 1997, a franquia já gerou cerca de US$ 3,5 bilhões em vendas no varejo. A Simon Spotlight não revela o valor da contribuição de ""Rugrats" para sua receita, mas sabe-se que ela baseia a maioria de seus negócios em produtos da Nickelodeon e que cresceu 30% entre 2001 e 2002.
""Nenhuma outra editora de livros infantis pode contar com a força e os produtos de alta qualidade da Nickelodeon", diz Corey.
Essa opinião é compartilhada por executivos da Paramount, que já produziu outros filmes baseados em personagens da Nickelodeon. ""O cinema nos dá a chance de fazer algo em grande escala", diz a executiva de marketing da Nickelodeon Pam Kaufman.
Filmes podem fazer decolar o merchandising de produtos, atrair novos espectadores para um programa de TV, fortalecendo sua audiência, e criar relacionamentos com parceiros promocionais que, num próximo momento, comprarão mais tempo de anúncios na emissora.

Tradução de Clara Allain


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