São Paulo, sábado, 20 de junho de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ERUDITA - LANÇAMENTO
Relançamento destaca talento de Pollini

especial para a Folha

A EMI Classics está relançando no mercado nacional uma gravação histórica que revelou um mito: Maurizio Pollini aos 18 anos, quando tinha acabado de vencer o Concurso Internacional Chopin de Varsóvia em 1960.
A obra: o "Concerto nº 1 para Piano e Orquestra em Mi Menor op. 11", com a Philharmonia Orchestra, sob a regência do veterano Paul Kletzki. A EMI já tinha remasterizado a gravação para CD em 1992, mas a versão mereceu mais um lançamento, dessa vez com obras para piano solo.
Apesar da performance de Kissin - aquela gravada ao vivo em Moscou em 1994 - ser a preferida de muitos, Pollini não é apenas mais um virtuose do teclado. Ele é um arquiteto dos sons capaz daquela magia de criar uma linha melódica que captura o ouvinte numa torrente de notas, que deixam de ser somente notas bem tocadas e nos levam a atravessar florestas indevassáveis de emoções. Aí, a essência da música.
Esta primeira gravação revela tudo o que faria de Pollini um mito. Poderíamos caracterizar suas interpretações pela perfeição técnica e sensibilidade aliadas à fidelidade à partitura.
Poderíamos dizer que o carisma de Pollini provém de sua capacidade de transformar a música numa verdade filosófica.
E esta partitura de Chopin, em especial, oferece ao solista excelentes oportunidades para demonstrar todo o seu talento e maturidade emocional.
Composto quando Chopin tinha 19 anos e acabara de chegar a Paris, o "Concerto op. 11" foi deliberadamente escrito para cativar grandes platéias e colocar em evidência os recursos do intérprete.
Nele não há um diálogo ou uma oposição entre solista e orquestra, como é habitual na forma concerto. Em Chopin, o piano reina soberano e a orquestra se limita a apoiar harmonicamente ou a "comentar" discretamente o solista.
O disco traz ainda peças de Chopin para piano solo gravadas entre 1968 e 1970. Além de quatro "Noturnos" e da "Polonaise nº 6", temos uma magistral interpretação da "Balada nº 1 em Sol Menor op. 23", que confirmam a musicalidade e o talento de um dos maiores pianistas do século.

CD: Chopin-Piano Concerto nº 1 Intérprete: Maurizio Pollini
Lançamento: EMI Classics
Quanto: R$ 23 (em média)



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.