São Paulo, quinta-feira, 20 de julho de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FILMES E TV PAGA

O Cachorro Branco
Rede TV!, 13h.
(White Dog). EUA, 1982, 88 min. Direção: Samuel Fuller. Com Kristy McNichol, Paul Winfield, Burl Ives, Jameson Parker. Aqui, entramos no terreno do grande cinema. Kristy é a jovem atriz que encontra um cachorro branco com o estranho hábito de atacar pessoas negras. Afeiçoa-se a ele, no entanto, e decide curá-lo de sua tara. O adestrador Winfield batalhará para descondicioná-lo. Como de hábito, Fuller entra pela porta de trás, tortuosamente, para falar do fenômeno mais sórdido da história, o racismo. E o faz com uma eficácia que desafia os parcos recursos. Admirabilíssimo.

Superfights
Bandeirantes, 13h.
(Superfights). EUA, 1995, 100 min. Direção: Tony Leung. Com Brandon Gaines, Faye Yu. Superfight é um torneio de enorme prestígio, que reúne os maiores lutadores do mundo. Jack Cody, jovem que batalhou a vida toda para chegar lá, constata que tudo é uma farsa (assim como os filmes de luta).

Uma Diretora Quase Perfeita
SBT, 14h20.
(Mrs. Headmistress). EUA, 1998. Direção: James Frawley. Com Harland Williams, Katey Sagal. Tucker, malandro que acaba de sair da cadeia e já é perseguido pelos credores, faz um travesti rápido e toma o lugar da diretora de um internato para garotas, que estava para assumir o cargo. Logo ele se perguntará se fez um bom negócio, isto é, se não seria preferível enfrentar a bandidagem, em vista do que as meninas se mostram capazes de aprontar. Feito para TV. Inédito.

Aladdin
Globo, 15h55.
(Aladdin). EUA, 1987, 95 min. Direção: Bruno Corbucci. Com Bud Spencer, Luca Venantini. Felizardo encontra a lâmpada e torna-se amigo do gênio que vive dentro dela. Um dia, porém, a lâmpada é roubada por gângsteres, e inicia-se a perseguição. Problemas: há dois Corbucci no ramo cinema, mas o bom é Sergio; o talento de Bud Spencer é inversamente proporcional à barriga. Estritamente infantil.

A Suspeita
Bandeirantes, 21h55.
(Judicial Consent). EUA, 1994, 99 min. Direção: William Bindley. Com Bonnie Bedelia, Billy Wirth, Lisa Blount. Prestes a ser indicada para a Corte Suprema de Michigan, juíza (Bedelia) começa romance com um assistente e entra em crise matrimonial. Até aí, tudo bem. O problema é que, quando um promotor é assassinado e seu amante some do mapa, a juíza acaba sendo acusada de envolvimento na história.

Brincando de Seduzir
Record, 22h15.
(Beautiful Girls). EUA, 1996, 99 min. Direção: Ted Demme. Com Timothy Hutton, Uma Thurman, Matt Dillon, Mira Sorvino e Natalie Portman. Inseguro em relação ao noivado, Hutton retorna a sua pequena cidade para passar em revista sua vida e suas opções. Isso vai se transformar num exercício coletivo, junto com os antigos colegas de escola. Ele não passará ileso por esse "revival". O diretor é sobrinho de Jonathan Demme.

Intercine
Globo, 1h35.
"Atração Fatal" (1987, de Adrian Lyne, com Michael Douglas, Glenn Close) ou "Recordações de Minha Vida" (1988, de Henry Winkler, com Billy Crystal, Alan King).

O Preço da Vaidade
Globo, 3h45.
(Almost Golden: The Jessica Savitch Story). EUA, 1995. Direção: Peter Werner. Com Sela Ward, Ron Silver. A heroína da história é uma das primeiras mulheres norte-americanas a ancorar um telejornal. Morreu aos 33 anos, num acidente automobilístico. Telefilme tem o inconveniente de abordar um assunto de interesse estritamente norte-americano. Inédito.

TV PAGA

A guerra pode ter poesia para irmãos Taviani

DA REDAÇÃO

Na tradição (na italiana em todo caso), a noite de São Lourenço é aquela das estrelas cadentes, em que os desejos se realizam.
Mas é a noite de 1944 que interessa aos irmãos Paolo e Vittorio Taviani, em "A Noite de São Lourenço" (Eurochannel, 22h).
Foi nessa noite que um grupo de camponeses da Toscana enfrentou heroicamente as tropas nazistas.
Ao acoplar os dois sentidos, os Taviani resolvem com sucesso o desafio a que aparentemente se propuseram: o de mostrar a poesia que pode haver na guerra, ou, mais extensamente, a poesia que podem produzir pessoas perfeitamente comuns, quando em uma situação incomum. (IA)



Texto Anterior: Astrologia - Barbara Abramo: Lucidez nunca é demais
Próximo Texto: José Simão: Façanha! Conseguimos! Perdemos do Paraguai!
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.