São Paulo, sexta-feira, 20 de julho de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MÚSICA

Grupo australiano lança o primeiro álbum, "Since I Left You", com mais de 900 samples e é a boa surpresa do ano

Avalanches constrói beleza com retalhos

MARCELO NEGROMONTE
DA REDAÇÃO

Trechos do clipe de "Frontier Psychiatrist" estão "escondidos" pela internet. Nem precisa dizer que The Avalanches é o grupo mais original que apareceu desde Chemical Brothers. Sem essa de "next big thing", isso fazia sentido até a década passada.
O que importa agora não é o tamanho nem o estouro, e sim qual é a consistência dos estilhaços. O sexteto australiano The Avalanches, de Melbourne, foi formado em 1997 e, desde então, chama a atenção a cada disco que sai. Agora prepara-se para sua primeira turnê européia em agosto.
"Since I Left You" é o primeiro álbum do grupo, lançado em novembro do ano passado no país natal da banda, em abril na Inglaterra e talvez, um dia, quem sabe, aqui no Brasil.
Nos Estados Unidos, compra-se o álbum apenas na versão importada, a chegada do Avalanches lá também nem aconteceu.
Quando "Since I Left You" saiu na terra dos Chemical Brothers, foi direto ao número oito da parada nacional, numa semana em que Stereophonics, Baby Spice e a baba Hear'Say (nomes bastantes populares no Reino Unido) lançavam seus álbuns.
Mas é difícil acreditar que "Since I Left You" tenha mesmo chegado às lojas e seus integrantes continuem soltos. São cerca de 900 samples individuais de dezenas de músicas, diálogos de filmes e vídeos de instruções, relinchos, buzinas, o diabo.
De novo, a quantidade diz pouco. O que o grupo formado por Robbie Chatter, Gordon McQuitter, Tony Diblasi, Dexter Fablay (DJ), James de la Cruz (teclados) e Darren Seltmann faz com toda essa informação sonora é inigualável, único. Se as rendeiras do Ceará tivessem em mãos trechos de músicas pop em vez de fios de algodão, a rede de dormir produzida seria "Since I Left You".
Detalhe: nas músicas "Stay Another Season" e "Little Journey" há samples do baixo de "Holiday", de Madonna. E, pela primeira vez, não só a cantora autorizou um sample de uma música sua, como aprovou o uso. Uma estampa de luxo nessa rede.
Os demais patchworks são pérolas esquecidas do r&b e soul music dos anos 60, 50, 80, 70, hip hop, rock, batidas dos 90, tudo compartimentado em camadas que nunca ficam sobrepostas ao extremo, sempre mantêm a espessura e a viscosidade de uma seda em movimento constante, escorrendo pelos ouvidos. "Live at Dominoes" é táctil e visual, de aparência esquizofrênica, mas de resultado belamente coeso.
Como se vê (e a música é visual), nada há de tipicamente australiano, como surf music ou maneirismos à Men at Work ou exotismos vazios. Daí apreende-se a relevância de fazer música eletrônica no Brasil sem usar imperativamente o samba, como acontece, para o tal mercado externo consumir fácil. Um dia alguém vai ter peito de dizer "dane-se!". Enfim...
Depois do primeiro single em março, a faixa-título, uma música bela, suja com alma na medida certa, com o desconhecido grupo soul Main Attraction, este mês veio o segundo, "Frontier Psychiatrist", em que Coldcut se encontra com Ennio Morricone e Salvador Dalí, a do clipe mais literal e absurdo já feito com samples. E há essa história de que trechos desse vídeo estariam "escondidos" pela web, mas todos eles levam ao site da gravadora XL Recordings, já que a banda não possui um site oficial -um desprendimento raro hoje em dia.
A vocalista do Main Attraction se entrecruza com Madonna em "Stay Another Season", que ainda abriga Sergio Mendes; Mama Cass também ganha a companhia de Madonna em "Little Journey", enquanto The Isley Brothers casa bem com Kid Creole and the Coconuts -os últimos a autorizar o sample- em "Close to You".
As músicas sampleadas, todas legalizadas, ganham nova e autônoma identidade sem necessariamente perder o contexto original de quando foram produzidas. E isso é mágico, é metapop, o que esperávamos há muito.


Since I Left You
    
Banda: The Avalanches
Lançamento: Modular/XL
Onde encomendar: Bizarre (0/xx/11/ 220-7933), Indie Records (0/ xx/11/3816-1220), www.amazon.co.uk




Texto Anterior: Atriz: Hepburn é internada
Próximo Texto: Música/Lançamentos: De Bogotá a Barcelona
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.