UOL


São Paulo, domingo, 20 de julho de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Amostragem define pagamentos

DO ENVIADO AO RIO

Com 600 funcionários e 300 fiscais terceirizados, o Ecad define a distribuição de direitos autorais por critérios complexos de amostragem, que a instituição afirma seguir com dificuldades, mas também com rigor.
Em rádio, funcionários dispersos por todo o país acompanham as programações das emissoras, tirando como amostra uma proporção estatística de um universo de 400 mil músicas por trimestre.
O Ecad pede que as emissoras enviem planilhas com suas programações musicais completas, mas a inadimplência obriga o escritório ao uso constante de funcionários na escuta de rádio.
É o que costuma ser feito em relação à TV. Ali, têm de ser anotados, por exemplo, os segundos que uma música toca como pano de fundo de uma cena de novela. Os autores devem receber proporcionalmente aos segundos que suas músicas ficam no ar.
Quanto a shows e bares com música ao vivo, o Ecad solicita listas de músicas aos responsáveis, mas também envia funcionários que assistem aos shows e anotam os repertórios música por música. O mesmo é feito em bailes carnavalescos e festas juninas.
Somadas todas as listas, tiram-se as participações percentuais de cada autor, editor, intérprete, produtor, músico de apoio etc.. O montante total arrecadado é então distribuído de acordo com aquelas porcentagens. (PAS)


Texto Anterior: Listas abrigam "falsos desconhecidos"
Próximo Texto: Fogo cruzado
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.