São Paulo, segunda-feira, 20 de julho de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Outro Canal

DANIEL CASTRO - daniel.castro@grupofolha.com.br

Caco Galhardo


Classificação indicativa faz Globo cortar nudez de novelas

Em "Celebridade", no final de 2003, Juliana Paes mostrou os seios logo no primeiro capítulo. Depois, exibiu o bumbum. Na mesma novela, Deborah Secco fez topless. Em "Páginas da Vida", em 2006, Ana Paula Arósio fez striptease na noite de núpcias de sua personagem.
Cenas como essas sumiram das últimas novelas das oito da Globo. E não vão retornar em "Viver a Vida", a próxima do horário, de Manoel Carlos, um velho adepto da nudez para levantar a audiência.
"Hoje a classificação indicativa está muito mais rígida", justifica Octavio Florisbal, diretor-geral da Globo, sobre o recato das produções da casa.
O executivo aponta ainda mais dois motivos: a adoção de um manual de princípios e valores e a rejeição dos emergentes evangélicos -que hoje têm a opção de trocar as novelas da Globo pelas da Record. "As pesquisas mostram que parte do público é refratário a alguns excessos", afirma Florisbal.
A classificação indicativa, também apontada por autores de novelas como "a nova censura", é a ferramenta pela qual o Ministério da Justiça determina o que é adequado ou não para determinado horário. Cenas de nudez, pelo manual do ministério, só depois das 22h.
Pelas regras em vigor desde 2007, são as próprias emissoras que estipulam a classificação indicativa de suas obras, mas uma equipe do ministério assiste à programação da TV aberta e reclassifica os programas quando julga necessário.

ANO BOM 1
Apesar da crise financeira mundial, 2009 será um ano bom para a Globo. Além de recuperar a audiência perdida nos últimos dois anos, a emissora deverá registrar crescimento de receitas acima da média do mercado.

ANO BOM 2
Segundo Octavio Florisbal, diretor-geral, a Globo cresceu 5% no primeiro semestre, atingindo cerca de R$ 3,5 bilhões de faturamento. A meta para o ano é de 8%, mas deverá ficar em torno de 5%, acredita.

ANO BOM 3
De acordo com Florisbal, na média as emissoras de TV cresceram entre 3% e 4% no primeiro semestre. O mercado de mídia em geral (que inclui jornais, revistas e internet) cresceu 1%, estima a Globo.

RECÓPIA 1
A Record abriu inscrições para dois quadros do "Programa do Gugu": "Construindo um Sonho" e "De Volta pra Minha Terra". Os nomes são idênticos aos do "Domingo Legal".

RECÓPIA 2
Liberato defende que os quadros foram criação dele e entende que também é dono dos formatos -tanto quanto o SBT. E pode usar os nomes, porque o SBT não os registrou.

PESADO
A Record sacou Reinaldo Gottino do "Domingo Fantástico". Nos bastidores, o comentário é que, para a emissora, Gottino estaria gordo para um programa esportivo. A rede nega. Diz que tirou Gottino do programa porque ele já está sobrecarregado, com duas edições diárias do "SP Record".

Texto Anterior: Astrologia
Próximo Texto: Programação de TV
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.