São Paulo, Sexta-feira, 20 de Agosto de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TELEVISÃO
"Na Batida do Rock" mostra banda sem Richey James
Show mostra começo do fim dos Manic Street Preachers

Divulgação
O ex-líder da banda, Richey James (à esq.) e o atual, Nicky Wire


ROGÉRIO SIMÕES
da Redação

O canal de TV paga Multishow mostra hoje o que foi o começo do fim de uma das mais intrigantes personalidades do rock mundial. Mas não espere ver Richard James Edwards, que aos 28 anos, em fevereiro de 1995, simplesmente desapareceu, neste show da banda galesa Manic Street Preachers.
Ao contrário do que o próprio Multishow divulgou, Richey James não participa desta apresentação, gravada no festival inglês de Reading, em 1994. O grupo teve de tocar apenas como um trio porque seu perturbado letrista (e às vezes guitarrista) se recuperava no hospital de mais uma crise que misturava anorexia e alcoolismo.
Foi, na verdade, um ensaio do que o Manic Street Preachers seria depois que James resolveu fugir ou se matar -caso que até hoje desafia a polícia do País de Gales-: um trio para sempre perseguido pela poesia misteriosa e autodestrutiva de seu antigo companheiro.
Mas, mesmo ausente, Richey James está muito bem representado por seu trabalho. O grupo começava a divulgar o seu terceiro e mais forte álbum, "The Holy Bible", cujas letras têm a marca do limite a que o ídolo se entregou.
"Eu sei que eu não acredito em nada, mas é o meu nada", canta James Dean Bradfield na música de abertura, "Faster". "P.C.P.", "Revol", "Yes" e "She Is Suffering" ("a beleza é uma coisa tão terrível") também são tocadas.
Para quem conhece a banda a partir de "Everything Must Go" (96), a gravação é uma oportunidade de vê-la com um som bem mais pesado e agressivo.
Como surpresa, o show traz, em meio a sucessos como "La Tristesse Durera" e "Motorcycle Emptiness", uma excelente versão de "Pennyroyal Tea", do Nirvana (Kurt Cobain havia se matado meses antes).
O show de Reading é um histórico registro da evolução do trio, que tentava sobreviver ao niilismo de seu companheiro. O Manic Street Preachers se tornou uma das maiores bandas de rock do mundo. Já o jovem Richard James Edwards permanece uma lenda.


Programa: Na Batida do Rock, show do Manic Street Preachers gravado em Reading, em 1994 Onde: canal pago Multishow (Net/Sky) Quando: hoje, às 16h, e segunda-feira (23), às 9h

Texto Anterior: Netvox - Maria Ercilia: Dobra o ritmo de crescimento da rede no Brasil
Próximo Texto: Internet: London Burning transmite novidades do pop pela rede
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.