São Paulo, Sexta-feira, 20 de Agosto de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

DANÇA
Espetáculo baiano "Ponto Vitral" estréia hoje no teatro Alfa
Grupo Castro Alves estréia balé sobre vidros e ambivalências

ANA FRANCISCA PONZIO
especial para a Folha

O espetáculo "Ponto Vitral", que o Balé Teatro Castro Alves estréia hoje em São Paulo, no teatro Alfa, é definida como uma obra compartilhada por Antonio Carlos Cardoso, fundador e diretor artístico da companhia baiana.
"De início, eu e o coreógrafo Luis Arrieta pensávamos em fazer um balé que, se pudesse ser identificado musicalmente, fosse uma mistura de berimbau e violoncelo. Daí concordamos que o maestro Gil Jardim seria ideal para criar a música. A harmonia entre nós foi imediata e logo se completou com Lino Villaventura, que fez os figurinos, e Franco Marri, que concebeu a iluminação", diz Cardoso.
O fio condutor acabou sendo a pesquisa musical que Gil Jardim já vinha realizando. Seu tema era o soprador de vidros, aquele profissional de aparência rústica que no entanto tem de dominar o fôlego para gerar delicadas formas vítreas.
Disposto a pesquisar as sonoridades e metáforas do vidro, Jardim e Arrieta tornaram-se frequentadores de vidraçarias.
"Me emocionei com o que vi nas fábricas de vidros", conta o coreógrafo. "De bolas incandescentes pesando até 50 quilos surgiam de repente formas belíssimas. Tal ambiente me despertou inúmeras sugestões, que me levaram à pesquisa em livros e gravuras."
Estimulado, tal imaginário gerou um balé sobre ambivalências. "O vidro é transparente, mas separa. É suave e frágil, mas pode ser arma mortal."



Espetáculo: Ponto Vitral Grupo: Balé Teatro Castro Alves
Quando: hoje e amanhã, às 21h, e domingo, às 17h
Onde: Teatro Alfa (r. Bento Branco de Andrade Filho, 722, tel. 0/xx/11/3361-2688)
Quanto: R$ 25 a R$ 40
Patrocinador: Delta Bank


Texto Anterior: Internet: London Burning transmite novidades do pop pela rede
Próximo Texto: Telas de Bruegel foram inspiração
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.