São Paulo, Sexta-feira, 20 de Agosto de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

NOITE ILUSTRADA - ERIKA PALOMINO
Fervelândia de SP está luxo e riqueza

SÃO Paulo é assim: sensacional a noite do DJ americano Kenny Larkin sábado passado no Lov.e. Ele estava bem animado, depois dos problemas de som pulando que o deixaram azedo, no Rio. Todo mundo gritando e pulando, pediram bis e tudo e, quando ele parou, foi aquela fervelândia. No dia seguinte entram em cena os estudiosos, a categoria composta por DJs, jornalistas e alguns interneteiros xiitas, reclamando que, na verdade, ele não tem muita técnica, cometeu alguns erros de mixagem, era pop demais, essas coisas. Por isso que é bom em Ibiza, onde só os jornalistas ingleses são estudiosos, mesmo assim se envolvem, se emocionam e se jogam mais do que qualquer clubberzinho deslumbrado.

SÃO Paulo não é Nova York, mas, enquanto o pessoal se recuperava da devastação do Larkin, entrava em cena no after-hours da casa um grupo de policiais da Polícia Civil, vestidos à paisana e com jaquetas da corporação. Andaram pelo meio da pista, entraram na sala vip, mas aparentemente não revistaram ninguém.

E atenção: Green Velvet não embarcou. Ele deveria ter tocado ontem na U-Turn, mas por uma trapalhada seu PTA não continha ida e volta, só ida (a volta foi enviada para São Paulo) e ele não pôde embarcar. Tentando amenizar o drama, o clube põe o superprodutor verde para tocar num after-hours especial na madrugada de hoje para amanhã. After-PTA, então. Até lá.

E, por falar em Ibiza, o brasileiro Brasilio, todo-poderoso do Privilege por 20 anos, se bandeou nesta temporada para o concorrente Amnesia, não deixando nada (só o Manumission) para seu antigo clube, nem o famosíssimo bar Coco Loco, batizado depois de um drink inventado por ele, uma evolução da caipirinha. Pois Brasilio (em Ibiza desde 78, tchau!) ganhou duas páginas na revista "DJ", chamado de "o verdadeiro espírito de Ibiza".

QUER mais um hit? Por falar em Ibiza, aquende a sensacional "Sing it Back", do Moloko, hino do verão. A coisa mais meiga que fizeram em meses, ingênuo, fofo, meigo, tudo. Tem várias versões, de Todd Terry a Boris Duglosh. Sem falar que gruda feito chiclete.

NOTÍCIAS do mundo da moda? Pois bem. Michel Botbol é o novo diretor de criação da "Harper's Bazaar", no lugar do Fabien Baron, que mudou a cara da direção de arte da moda nos anos 90. Fim de uma era mesmo, né? Botbol entra na gestão Katherine Betts, talentosa crítica de moda que entrou no lugar de Liz Tilberis, morta há alguns meses, como você sabe. Pois a idéia é fazer uma revista bem comercial, coisa que Baron não estava muito a fim. Botbol, mesmo usando sempre uma exótica capa de chuva, era editor de moda da "W" e tem bastante talento para a coisa.

E mês que vem todo mundo se encontra na temporada do prêt-à-porter, que começa de novo (ai, meu Deus). Armani já avisou que vai fazer um desfile-escândalo numa antiga fábrica da Nestlé, um prédio de 13 mil m2 em Milão, dos anos 50, que ele vai reformar só para desfile e festa que promete abalar.

E lá em Paris vai ter pela primeira vez desfiles de estilistas brasileiros, durante a semana do prêt-à-porter. Isso mesmo: a iniciativa é do birô Girault-Totem, que está enxergando forte potencial nos jovens brasileiros. O desfile será dia 9 de outubro no Carrousel do Louvre, o lugar oficial dos desfiles. Estão cotados para participar Jum Nakao, Mareu Nitschze, Ronaldo Fraga, Eduardo Ferreira, Vera Arruda, Jean Souza (nascido no Espírito Santo e radicado em Recife) e Marusia Fernandes. Há forte intenção de levar também o trabalho de Lino Villaventura. Patrick Girault e o poderoso Kuki de Salvertes estão no Brasil para fechar tudo. Só para ter uma idéia, o Girault-Totem representa em Paris os estilistas Veronique Branquinho, W< (Walter van Beirendonck) e a coqueluche da moda, o belga Olivier Thyeskiens, aquele belga gótico que ganhou visibilidade pelos vestidões dramáticos da Madonna.

E tem mais babado fashion. Parece que, durante sua estada em São Paulo para o catálogo da Iódice, o fotógrafo brasileiro (radicado em Nova York) Marcelo Krasilcic fez um editorial para a revista descolada "Purple Sex", de onde é habitual colaborador. O material traz editores e profissionais do primeiro time da moda brasileira em clima porn, como é o estilo da revista. Ou seja: todo mundo nu, bem avonts mesmo, nas exóticas situações que caracterizam o trabalho de Marcelo. Tomara que a "Purple Sex" publique, né? Parece que é para outubro.

ANTES disso, nos encontraremos todos no Rio, onde começa amanhã a Semana Barrashopping de Estilo. E o clássico do evento é o calçadão montado em volta das salas, onde pode entrar todo mundo, mesmo quem não tem convite. E Naomi Campbell, a estrela da temporada, desfila para a Cia. Marítima no domingo. Chega amanhã à noite de Nairóbi, de primeira classe, linda. E pediu uma festa para ferver, domingo, que será feita no clube People. No mesmo fim-de-semana, o Rio pega fogo, com um monte de noites acontecendo. Acompanhe por aqui.

NA terça, em São Paulo, tem bateção de ponto obrigatório na nova loja da Luis Vuitton do shopping Iguatemi. Que vai vender feito água, né? E quinta-feira, o outro programa fino é o lançamento do perfume masculino de Yohji Yamamoto, no restaurante Noyoi. E o perfume vem sem tampa, pois, segundo o estilista, "os homens iriam perdê-la de qualquer forma..." (nossa, as minhas coisas já deveriam vir assim também!). O aroma, chiquérrimo, mistura canela, alcaçuz, couro, rum e madeira.

SABE a editora francesa Assouline, que lança aquela coleção Memória da Moda (Fashion Memoir), que todo mundo tem um em casa? Vai entrar no Brasil e publicar títulos de estilistas brasileiros. O primeiro será Carlos Miele, da M.Officer, com tratamento gráfico da Cosac & Naif. O lançamento será em novembro.

E o estilista inglês Matthew Williamson (vende na Daslu) é o convidado do júri do prêmio Smirnoff deste ano, com final em outubro em Salvador.

O nosso Fause Haten, por sua vez, desfila agora dia 1º em Los Angeles, pela primeira vez, coleção de 80 modelos, na loja Giorgio Beverly Hills de Rodeo Drive.

E adiou a Semana de Moda: será dia 31, 1º e 2 de setembro, na Lapa. E entre as novidades, o filme "Fashion Fiction", estrelado e dirigido por Gisele Zelauy, e uma área de convivência com DJs ao vivo tocando enquanto o telão transmite os desfiles.

E, por falar em Caio Gobbi, sabe o que vai acabar mesmo? A festa Pushca, a mais glamourosa de Londres. Outro momento que marca o fim de uma era, né? A últimíssima será o réveillon do milênio, e eles juram que vai ser na faixa.

E, por falar em férias no Planeta Fashion, Ocimar Versolato e Ivan Abujamra descansam a beleza no Brasil (não juntos, claro!), e fazem aí o circuito clubber.

E quer saber qual é a cor moderna do momento? Vermelho.

E faltou dizer que o "outing" do Uálber com a mãe foi das coisas mais importantes relacionadas à comunidade gay que a Rede Globo já fez. Muito bem, a gente esperava mesmo alguma coisa mais simpática, depois que eles implodiram as bolachas na outra novela. Tudo bem que a dupla gay ainda é meio caricata, mas não tem um monte de gente por aí que é assim? Então. E o coió que eles levaram dos pit-boys também é pura verdade, e é fundamental que apareça na TV. E a gente sabe que novela no Brasil é que é a realidade, né?

A parte uó é uma tal frente anticaos, uma entidade que espalha cartazes por aí na noite, em todos os lugares da cidade, com mensagens agressivas e explícitas contra os gays. Eles se comunicam via Internet e enviam textos ameaçadores a grupos ativistas. Até agora, somente o povo do clube A Lôca tem se mexido contra o problema, rasgando os cartazes e combatendo o preconceito.

E a Lôca em si comemora na quarta-feira seu aniversário de quatro anos. Ô, meu Deus, para estragar a quinta e a sexta, né? Programa obrigatório para o underground.

E esquenta a guerra pelo público gay em São Paulo. Enquanto todo mundo ainda espera a abertura do tal SoGo (daqui a pouco vai cansar), na Bela Cintra, abre nesta semana a Naja (nome sensacional), na Casa Branca, 909 (ótimo endereço). Na surdina, eles trouxeram o DJ Rom Antony, que a simples menção do nome fez tremer alguns jet-setters com quem conversei. Diz que ele faz a linha Vasquez/Calderone e tem um programa de rádio hypadíssimo na WNYU. Muito bem. O cenógrafo, Gil Verx, é o mesmo que projetou as cúpulas da sala de espetáculos Julio Prestes e criou para a fachada uma serpente de 18 m. Lá dentro tem outra com 15 m. Com inauguração marcada para ontem, o DJ americano deverá tocar também hoje e amanhã. Grace Lesada, de volta à noite, pertence ao staff da casa.

E o babado está forte na noite de bolachas de quarta-feira no bar Egotrip. Uma nova leva de meninas lindas, tipo Nova York, cujo point de pegação oficial é o corredor do banheiro. Diz que só sai sozinha quem quiser.

BOM, e o povo de Fortaleza se joga hoje na última data do projeto Disco Voador, com os DJs holandeses René Van Kuijk e Edgar Vleeming. Quem quiser se inteirar mais do moderno projeto vá no www.discovoador.com. Luxo e riqueza.

E, depois de Angel Lov.e e Selma Self-Service, o DJ Mimi toca amanhã na noite de house da U-Turn. E terça-feira tem o lançamento do novo vinil dos DJs Ramilson Maia e Jason Bralli, o "Influências Collection Volume 2 EP", no Manga Rosa. No mesmo Manga tem hoje after-hours trance (a partir de 3h30) com o DJ Dmitri.

O editor de arte da revista "On Speed", Jorge Morabito, ligou para cá reclamando que eu estou muito chata e que só falo mal do Lov.e. Nem é verdade! Como prova, olha aqui que boa idéia que eles tiveram: chamaram o Marcelinho Tallandré (Massivo; ex-X Demente) para as noites de sábado, horário normal, no projeto batizado Health Club, que estréia amanhã. O povo das academias de ginástica leva a carteirinha, paga só R$ 10 e ganha um drink energético. O som, padrão Marcelinho, mistura tudo e é pra cima. Depois, Paula conduz o povo para o Lov.e in Paradise, que neste finde terá Gil Barbara como convidado. Sem falar que hoje toda a cena deverá comparecer em peso para a estréia da DJ Lilian Mitiko, afilhada e amiga do DJ Mau Mau, que toca hoje na noite dele no clube. Viu, Jorge!!!! Vamos para Ibiza!

E-mail: palomino@uol.com.br


Texto Anterior: Debate: Funarte discute invenção do Estado
Próximo Texto: Moda: Villaventura vence Prêmio Agulhas
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.