São Paulo, quarta-feira, 20 de setembro de 2000

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Peter Brook

Divulgação
Cena do espetáculo "O Traje", criação do diretor inglês Peter Brook, em cartaz amanhã no festival Porto Alegre em Cena, no Rio Grande do Sul


ENCENADOR REMETE SEU "TRAJE" AO BRASIL

Porto Alegre em Cena mostra amanhã "O Traje", do diretor inglês, um dos mais importantes pensadores do teatro no século


FABIO CYPRIANO
DA REPORTAGEM LOCAL

Finalmente, amanhã, pela primeira vez, o Brasil assiste a uma encenação do inglês Peter Brook. Aclamado como um dos mais importantes diretores de teatro do século 20, ele apresenta aqui "O Traje", sua mais recente criação.
Contrariado, o diretor não vai estar presente: "Eu gostaria muito, mas os ensaios de "Hamlet" me impedem", disse à Folha, por telefone, de sua casa em Paris.
Brook prepara a nova produção de sua companhia com o texto de Shakespeare, "o grande feito heróico da dramaturgia", segundo o diretor. A montagem contará novamente com seu elenco internacional -"O Traje" é uma exceção explicada na entrevista-, uma de suas características e método de melhor captar o espírito humano.
Para colocar no palco esse espírito, Brook está sempre em busca de uma faísca, "aquela pequena flama que ilumina e dá intensidade especial a um momento", escreveu no livro "A Porta Aberta".
Desde 1974, Brook dirige o Centre International de Creátion Théâtrale, em Paris, após uma carreira de sucesso, iniciada em Londres, em 1943, com a encenação de "Dr. Faustus", de Marlowe.
Sua presença no cinema do século 20 também é importante: dirigiu mais de uma dezena de filmes, entre eles "Moderato Cantabile" (1960), com Jean-Paul Belmondo e Jeanne Moreau, que ganhou pelo filme a Palma de Cannes de melhor atriz.
Brook chegou a vir ao Brasil, há 20 anos, para divulgar o filme "Encontro com Homens Notáveis" (1979), estrelado por Terence Stamp. Seu filme mais conhecido, entretanto, é "O Mahabharata" (1989), a versão reduzida de sua encenação de nove horas.
Os ingressos para a peça já estão esgotados. "O Traje" será encenada apenas de quinta a domingo, no festival Porto Alegre em Cena, no Rio Grande do Sul.
As tentativas de trazer o espetáculo para São Paulo não tiveram sucesso. Segundo o diretor, porque os produtores paulistas não quiseram, "não acharam a peça espetacular o suficiente", disse.
A nova produção de "Hamlet" estréia em Paris no dia 20 de novembro. Quem sabe os produtores achem essa montagem mais espetacular e a tragam para São Paulo no próximo ano.


Texto Anterior: Programação de TV
Próximo Texto: Frase
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.